• ter. abr 16th, 2024

Córnea artificial finalmente fica similar à córnea natural

jul 1, 2019
Compartilhe Boas Notícias

Quando a córnea de uma pessoa é severamente danificada, é necessário fazer um transplante. No entanto, existem milhares de pacientes aguardando a doação de uma córnea para que possam ser operados.

Por essa razão, muitos cientistas têm dedicado seus esforços ao desenvolvimento de uma córnea artificial.

As córneas artificiais desenvolvidas até agora usam colágeno recombinante ou são feitas de substâncias químicas, como polímeros sintéticos. Infelizmente, esses materiais não se incorporam bem ao olho ou simplesmente não apresentam a transparência desejada após o implante da córnea.

Uma solução para essas deficiências acaba de ser apresentada por Hyeonji Kim e seus colegas da Universidade Pohang de Ciência e Tecnologia, na Coreia do Sul.

Biotinta

Kim usou estroma decelularizado e células-tronco de córneas naturais para criar uma biotinta, que pode então ser usada para fabricar as córneas artificiais em uma impressora 3D.

Como essa córnea artificial é inteiramente feita com a biotinta derivada de tecido da própria córnea, ela é biocompatível. E a tecnologia de impressão de células 3D permite recriar o microambiente da córnea, um padrão em treliça de fibrilas de colágeno, o que garante uma transparência semelhante à da córnea humana natural.

Nos testes, as fibrilas de colágeno remodeladas ao longo da rota de impressão 3D criaram um padrão de treliça semelhante à estrutura da córnea humana nativa após 4 semanas in vivo.

“Essa estratégia que sugerimos pode alcançar os critérios tanto de transparência quanto de segurança para o estroma da córnea modificada. Acreditamos que isso dará esperança a muitos pacientes que sofrem de doenças relacionadas à córnea,” disse a pesquisadora Jinah Jang, que desenvolveu a técnica.

Fonte: Diário da Saúde

Loading