Saúde

Covax vai disponibilizar ao menos 2 bilhões de doses de vacina contra Covid-19 até o fim de 2021, diz Opas

Compartilhe Boas Notícias

A aliança Covax, iniciativa da Organização Mundial de Saúde (OMS) para garantir o acesso equitativo a uma futura vacina da Covid-19, vai disponibilizar ao menos 2 bilhões de doses de vacinas até o fim de 2021, afirmou no dia 18 desse mês o vice-diretor da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), Jarbas Barbosa.

“Na semana passada, a Opas e a Unicef começaram o processo de compra de vacinas da Covid-19, convidando produtores de vacinas ao redor do mundo a se candidatarem para se tornarem fornecedores para os 186 países que se juntaram à Covax Facility”, disse Barbosa.

“Até o fim de 2021, a [Covax] Facility tem como objetivo disponibilizar ao menos 2 bilhões de doses de vacinas de qualidade contra a Covid-19, de forma rápida e igualitária”‘, afirmou.

Ele alertou, entretanto, que essa quantidade não será suficiente para vacinar todas as pessoas.

“Por isso que é importante proteger os mais vulneráveis. A prioridade será proteger profissionais de saúde e outros trabalhadores de linha de frente, assim como aqueles com alto risco de ter a doença severa”, explicou Barbosa.

Um documento divulgado no dia 30 de outubro pela Unicef previa a seguinte distribuição de doses da vacina pela Covax:

  • ao menos 950 milhões de doses para 92 países de baixa e média renda, que receberão as doses por meio do Compromisso de Mercado Avançado (AMC, na sigla em inglês);
  • entre 550 e 950 milhões de doses para 90 países de economias autofinanciadas, como os da União Europeia;
  • mais 100 milhões de doses para uso humanitário.

Segundo Barbosa, vacinar 20% da população da América Latina e do Caribe vai custar mais de US$ 2 bilhões (cerca de R$ 10,6 bilhões).

Doses no Brasil

No início de outubro, o secretário-executivo do Ministério da Saúde brasileiro, Élcio Franco, disse que a Covax prevê 42 milhões de doses de vacina contra a Covid-19 para a população do Brasil.

A quantidade é suficiente para a cobertura de 10% da população, o que equivale a cerca de 21 milhões de pessoas (considerando a necessidade de dose dupla).

Na época, o secretário lembrou que o país tem outras parcerias para garantir mais doses. Isso significa que, quando as vacinas estiverem disponíveis, a população poderá ter acesso a elas tanto por meio do acordo com a OMS quanto de outras parcerias, como a realizada entre a Fiocruz e a farmacêutica Astrazeneca (para a produção da vacina de Oxford).

O estado de São Paulo tem, ainda, um acordo de compra de 46 milhões de doses da CoronaVac, a vacina produzida pelo laboratório chinês Sinovac. Segundo o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), as primeiras vacinas têm previsão de chegar ao Brasil na quinta-feira (19).

Além da compra, o acordo com a Sinovac também prevê a transferência de tecnologia para o Instituto Butantan, para que as doses possam ser produzidas no Brasil.

Fonte: https://g1.globo.com/bemestar/vacina/noticia/2020/11/18/covax-vai-disponibilizar-ao-menos-2-bilhoes-de-doses-de-vacina-contra-covid-19-ate-o-fim-de-2021-diz-opas.ghtml

Se curte nosso conteúdo, considere nos ajudar a manter o nosso trabalho diário no ar e continuar levando boas notícias a todos, através do https://mla.bs/d8cdcb20 😊

#jornaldeboasnoticias #boasnoticias #noticiaboa #goodnews #boasacoes #esperança #bonsexemplos #fazerobem #boanoticia #noticiapositiva

Recent Posts

Dicas de livros para dar de presente neste Natal

%%excerpt%% Os presentes de Natal geralmente são escolhidos com muito carinho e atenção, afinal, quem…

4 meses ago

Dicas refrescantes: mantenha seus pets felizes no calor!

Dicas refrescantes: mantenha seus pets felizes no calor! Queridos leitores, o verão está chegando e…

4 meses ago

Férias escolares animadas: Dicas para menos telas e mais brincadeiras!

Vamos soltar a imaginação! Férias escolares repletas de diversão e aventuras. Descubra como deixar as…

4 meses ago

Principais Festas Típicas de SC em Outubro: Conheça Quais São!

Outubro é um mês repleto de festividades e celebrações em todo o Brasil, e Santa…

9 meses ago

Fibra de cânhamo: material pode revolucionar a construção civil

Quase 40% das emissões de gases de efeito estufa relacionadas à energia provêm da construção…

12 meses ago

Bike elétrica é projetada para transportar até 8 crianças

Enquanto companhias tentam desenvolver carros autônomos e seguros que dispensam o motorista, a empresa holandesa…

12 meses ago