• ter. mar 12th, 2024

Criado perfume que neutraliza o mau cheiro da transpiração

abr 7, 2015 #bem estar, #perfume
Compartilhe Boas Notícias

Novidade pode significar uma revolução para a indústria da beleza

Imagine não precisar se preocupar se o seu desodorante “venceu” ao fiml de um dia estressante ou de muito calor. Esse sonho está bem próximo de virar realidade, agora que pesquisadores da Irlanda do Norte desenvolveram um perfume que fica mais cheiroso à medida que a pessoa transpira.

A novidade foi anunciada ontem, e o feito foi publicado no periódico “Chemical Communications”. O segredo da “mágica” desenvolvida pelos cientistas do Centro de Pesquisa do Laboratório de Líquidos Iônicos da Queen University Belfast é um líquido iônico (sal em forma líquida) inodoro que eles associaram a uma fragrância. O líquido iônico perfumado libera seu aroma quando em contato com a água – neste caso, o suor – permitindo, assim, que mais partículas de cheiro sejam depositadas sobre a pele da pessoa.

Mas o novo perfume não é só uma forma de mascarar o odor, e sim de eliminá-lo de vez.

O suor, em si, é inodoro, mas as bactérias que residem em partes do corpo como as axilas e os pés se alimentam dos açúcares presentes nele e liberam compostos do tipo tiol, responsáveis pelo mau cheiro que sentimos quando alguém está suado.

Em contato com a nova fórmula desenvolvida em Belfast, os tióis são atraídos pelo líquido iônico e não produzem o fedor. Com isso, não só o perfume aumenta com o suor, mas o ce-cê e o chulé, por exemplo, também são neutralizados.

“Essa é uma mudança de paradigma muito excitante. Ela usa sistemas de líquidos iônicos recém-descobertos que liberam material de forma controlada. A invenção não só tem um grande potencial comercial e poderia ser usada em perfumes e cremes cosméticos, como também pode ser levada para outras áreas da ciência, para proporcionar a liberação lenta de certos produtos de interesse”, declara o professor Nimal Gunaratne, coordenador da pesquisa.

A novidade poderá trazer uma revolução para o setor de cosméticos. Os pesquisadores já estão em contato com uma empresa de perfumes para, em conjunto, pensarem nas várias possibilidades que a nova tecnologia abre para o mercado. Uma estimativa de quando os novos produtos chegam ao mercado não foi revelada.

Fonte: http://www.otempo.com.br/

 

Loading

Deixe um comentário