• ter. abr 16th, 2024

Crianças que crescem próximo a áreas verdes são mais inteligentes

set 5, 2020
Compartilhe Boas Notícias

Mais benefícios das áreas verdes para crianças foi comprovado em uma pesquisa. Desta vez, foram pesquisadores da Universidade de Hasselt (UHasselt) e da Universidade de Gante (UGent), ambas na Bélgica, que associaram o contato com a natureza a maior inteligência e menos problemas comportamentais. 

Os estudiosos usaram medições de QI em mais de 600 crianças com idades entre 8 e 15 anos. Todas as crianças e adolescentes vivem no perímetro urbano, mas ainda perto de alguma vegetação. 

A pesquisa aponta que 3,3% a mais de espaço verde em um raio de 3 km ao redor da casa está associado a um aumento de 2,6 pontos no QI total. Além disso, também se constatou que mais espaços verdes na cidade estão associados à redução de problemas comportamentais, como questões de concentração e agressão. 

Os pesquisadores ressaltam que os benefícios são percebidos entre ricos e pobres. “Nossos resultados não são distorcidos pelo background socioeconômico dos participantes. A ligação entre o verde e a inteligência foi encontrada em filhos de pais com alto e baixo nível de escolaridade”, afirmou Esmée Bijnens, pesquisadora da UHasselt e UGent.

Mesmo que o aumento nos pontos de QI seja pequeno no nível individual, mais vegetação no ambiente de vida pode levar a uma mudança no QI no nível da população. Por exemplo, em um ambiente urbano com menos vegetação pode haver mais crianças no limite inferior de uma curva de QI normal. 

“Esse estudo mostra que elementos verdes como a proximidade de um parque em uma cidade podem fazer a diferença no desenvolvimento das crianças. Essas descobertas são, portanto, relevantes para os formuladores de políticas e planejadores urbanos para criar um ambiente ideal onde as crianças tenham a oportunidade de desenvolver todo o seu potencial”, afirma o professor Tim Nawrot da UHasselt.

Estudos anteriores, incluindo em crianças que vivem em Barcelona, ​​também mostraram que mais vegetação no cotidiano está associado a melhorias na memória e atenção, além de menos hiperatividade.

Os resultados foram publicados na revista PlosMed.

Fonte: https://ciclovivo.com.br/vida-sustentavel/equilibrio/criancas-que-crescem-proximo-a-areas-verdes-sao-mais-inteligentes/

Se curte nosso conteúdo, considere nos ajudar a manter o nosso trabalho diário no ar e continuar levando boas notícias a todos, através do https://mla.bs/d8cdcb20 😊

#jornaldeboasnoticias #boasnoticias #noticiaboa #goodnews #boasacoes #esperança #bonsexemplos #fazerobem #boanoticia #noticiapositiva

Loading

Comments are closed.