• ter. abr 23rd, 2024

Dentista ilustra receita para paciente analfabeta não errar dose dos remédios

maio 22, 2019
Compartilhe Boas Notícias

Atenção, carinho e cuidado devem ser características essenciais de todo bom médico – que, assim como a aplicação dos conhecimentos medicinais de cada profissional, podem fazer a diferença na hora de salvar o dia e a vida de um paciente.

É o que prova a história recente do Dr. Ricardo Cayres, um cirurgião dentista de Salvador que foi capaz de superar barreiras profundas com criatividade e empatia para ajudar na saúde de uma senhora cuja pressão arterial não baixava, apesar dos remédios receitados pelo médico. O problema? Ela não é alfabetizada, e por isso não estava seguindo devidamente as instruções na receita médica.

A solução encontrada pelo Dr. Cayres foi eficaz e precisa: ele criou uma receita ilustrada. Para tal, o médico utilizou fotos das embalagens dos remédios, montou as indicações utilizando uma ilustração do sol e da lua – indicando noite e dia como equivalentes a 12 horas, ou a um comprimido por dia – e ainda explicou detalhadamente quais deveriam ser os procedimentos com os medicamentos. Só então a paciente foi liberada, carregando sua receita personalizada.

A paciente estava com uma extração dentária agendada, mas a pressão alta vinha lhe impedindo realizar a cirurgia. Foi o médico que lembrou que, na primeira consulta, ela não havia assinado o prontuário por não saber escrever – e assim resolveu o mistério.

“O profissional de saúde que busca a excelência no atendimento, não é aquele que investe apenas em certificados e diplomas na parede (apesar de ser MUITO importante investir nisso), mas sim aquele que busca entender o seu paciente. Mas entender DE VERDADE.

Que enxerga o ser humano à sua frente, com seus medos, anseios e limitações. Que se dispõe a cuidar dele, da sua saúde, da sua vida! Que busca, sobretudo, ser humanizado!”, ele escreveu em um post.

Fonte: Hypeness

Loading