• ter. abr 23rd, 2024

Detentos do sistema prisional de AL ajudam na limpeza das praias com manchas de óleo

out 22, 2019
Compartilhe Boas Notícias

Para ajudar no trabalho de limpeza das praias alagoanas atingidas pelas manchas de óleo, 43 presos do sistema prisional de Alagoas que cumprem pena nos regimes aberto e semiaberto, seguiram para as praias do Litoral Norte do estado.

Os presos se juntaram a homens da Defesa Civil Estadual, funcionários da Prefeitura local e servidores de outras secretarias de Estado para reforçar o trabalho de retirada do óleo, que alcançou 167 locais em 72 municípios do Nordeste. As manchas de óleo retornaram em 5 estados do Nordeste.

Os detentos, que vão otimizar a coleta do petróleo cru nas praias atingidas, integram o projeto da Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) que promove a reinserção de egressos do sistema prisional no mercado de trabalho.

Além dos presos, dois ônibus que compõem a frota do sistema prisional foram cedidos às equipes integrantes da força-tarefa. “A Seris dá sua parcela de contribuição ao ofertar a mão-de-obra qualificada destes reeducandos, todos assistidos por meio do projeto Uma Nova História”, comentou o secretário.

Ao todo, já são 39 convênios firmados pela Seris com empresas públicas e privadas, proporcionando oportunidades de emprego a 788 reeducandos, que também têm direito à remição da pena, como previsto na Lei de Execução Penal.

Até essa quarta-feira (16), segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), já foram recolhidas 150 toneladas de óleo em Alagoas. Todo o material poluente está sendo levado à Central de Tratamento de Resíduos (CTR) do Pilar, onde é feita a destinação adequada.

Confira os municípios de AL afetados (atualizado pelo Ibama em 17/10/2019):

  1. Feliz Deserto
  2. Maceió
  3. Piaçabuçu
  4. Coruripe
  5. Paripueira
  6. Roteiro
  7. Barra de Santo Antônio
  8. Marechal Deodoro
  9. Passo de Camaragibe
  10. Japaratinga
  11. Barra de São Miguel
  12. Maragogi

Fonte: G1

Loading