Tecnologia

Dia das Crianças: Conheça dez programas infantis que falam de ciências

Compartilhe Boas Notícias

Se você tem mais de 30 anos, deve se lembrar de ter assistido a programas incríveis na TV quando era criança que misturavam entretenimento e ciência. Mundo de Beakman ou X-Tudo (que ainda passa na TV Rá Tim Bum) marcaram a infância de muita gente.

Claro que depois de tantos anos, a quantidade de programas infantis com ciência como tema principal aumentou. Em uma época em que a TV tem a concorrência de aplicativos de streaming como o Netflix ou de youtubers, os programas precisam ser ainda mais inovadores e criativos para cativar a atenção dos pequenos.

Neste Dia das Crianças, fizemos uma lista com dez programas incríveis que fazem as crianças se interessarem por ciência. Tem para todas as idades e gostos. Aliás, para todos os gêneros também. Cada vez mais, as meninas são as protagonistas desse tipo de programa.

Veja abaixo nossa seleção e onde cada um desses programas passa:

Show da Luna – Discovery Kids

A brasileiríssima Luna é uma menina de seis anos, hiper curiosa e que é apaixonada por ciências. Enquanto ela não encontra uma resposta para suas perguntas, não sossega. O legal é que junto com o irmão dela, o Júpiter, e o furão da família, o Cláudio, ela se transforma em animais, objetos e tudo mais o que precisar para encontrar as respostas que precisa.

Na atual temporada, a sexta, ela foi viver na Estação Espacial Antares junto com a família. Temas como inovação e sustentabilidade aparecem nos episódios, sempre de maneira leve e muito didática. Lá do espaço, Luna vai procurar respostas para perguntas como: De onde veio a Lua? Por que o céu é azul? Por que a bola pula? O que é gravidade?

Pergunte aos StoryBots – Netflix

Se seu filho é cheio dos porquês vai adorar Pergunte aos Storybots. A série que já está na terceira temporada responde a perguntas típicas dos pequenos, especialmente aquelas que a gente não tem resposta como: Como os olhos veem? Por que não posso comer doces toda hora? Ou como os aviões voam? Tudo isso com cinco criaturinhas curiosas, esquisitas e adoráveis.

Para os pais, um atrativo é a participação especial de algum astro de Hollywood em cada episódio. Whoopi Goldberg já foi a Fada do Dente, Edward Norton já foi vendedor, John Legend já falou de música, e por aí vai.

O Lab da Emily – Netflix

Emily Calandrelli é uma americana que sabe divulgar ciência como poucos. Especialmente para as crianças. Em O Lab da Emily, ela faz experimentos incríveis, de uma maneira muito divertida.

Dá até vontade de ser criança para participar de um dos episódios. O programa foi lançado neste ano, durante a pandemia, e está na sua primeira temporada.

Experimentos Extraordinários – TV Rá Tim Bum

Por falar em experimentos, o Brasil também fez uma série bem legal sobre o assunto. Experimentos Extraordinários mostra os bastidores de um programa de TV que faz coisas como um foguete movido a vinagre.

Quem estrela o seriado é o Iberê Thenório, do canal “Manual do Mundo” do YouTube. O seriado também tem a atriz Daphne Bozaski, que depois fez Malhação. A série foi produzida pelo Cartoon Network e teve suas duas temporadas exibidas no canal. Hoje, quem exibe é a TV Rá Tim Bum.’

Astro Não Mia – TV Rá Tim Bum

O papel de professores de astronomia fica por conta dos extraterrestres Zak e Dultz, e o terráqueo Gato. Os três serão os responsáveis por trazer curiosidades sobre o universo em uma linguagem fácil e lúdica para entreter e ensinar os pequenos.

O não mia, do nome do seriado, vem do gato, erm, Gato, que é um bichano terráqueo que entrou de gaiato na nave dos dois ETs quando eles pousaram aqui no nosso planeta. Imagina só a confusão que esse trio causa.

Blaze and the Monster Machines – Nick e Cultura

Blaze é um monster truck e AJ, de oito anos, seu piloto. Essa dupla encara diversas aventuras em Axle, a cidade onde vivem. Blaze and The Monster Machines um programa de televisão pré-escolar que fala de ciência, tecnologia, engenharia e matemática em todos os episódios.

O desenho já tem cinco temporadas e é um sucesso no mundo todo. Aqui no Brasil é exibido pelo Nickelodeon e pela Cultura.

Rusty Rivets – Nick Jr

O menino Rusty, de 10 anos de idade, e seu melhor amigo, um tiranossauro robótico, usam a imaginação utilizando peças e objetos velhos para inventar e customizar máquinas e robôs e enfrentar suas aventuras.

Rusty Rivets é uma produção canadense voltada a crianças em idade pré-escolar que se inspirou em vários elementos da cultura maker. Já teve quatro temporadas e é exibido pelo Nick Jr aqui no Brasil.

Nat Geo Lab – Nat Geo Kids

Esta é uma produção brasileira com a simpática youtuber carioca Paula Stephânia que apresenta experimentos simples que podem ser repetidos em casa. O foco do Nat Geo Lab é despertar o entusiasmo pela ciência em crianças de quatro a sete anos de idade ensinado, por exemplo, a fazer uma geleca que solta pum.

Na segunda temporada, em seu laboratório caseiro, Paula fala diretamente para o público infantil feminino, para mostrar que química, física e matemática não são só assunto de meninos. Ela traz experimentos como uma erupção de bolhas aquáticas, uma tempestade de neve e muito mais surpresas.

Ico Bit Zip – Nat Geo Kids

A especialista em tecnologia Ico e sua melhor amiga Kelly buscam, na nuvem de um buscador onde trabalham, respostas para perguntas sobre cultura, música, história, biologia, neurociência, geografia e esportes, em um desenho animado bem humorado e cheio de referências pop.

Ico Bit Zip é uma produção brasileira que ensina as crianças a maneira correta de fazer buscas na internet e fornecer as ferramentas necessárias para aprender a usar as tecnologias digitais com segurança e responsabilidade. Ah, e não poderíamos deixar de falar que a trilha sonora do desenho é feita pela Gaby Amarantos.

Estação N – A Feira de Ciências da Netflix – Netflix

Neste mês das crianças, a Netflix montou uma feira de ciências cheia de personalidades como Larissa Manoela, Felipe Castanhari, Priscilla Alcantara, Iberê Thenório e Gato Galáctico. Em uma plataforma interativa e virtual especialmente feita para o evento, as crianças podem fazer experimentos científicos e atividades divertidas.

No total, 12 astros vão representar um título original Netflix para comandar a brincadeira e também os experimentos, como oficina de foguetes, disco de Newton, as fases da Lua, e muito mais. A plataforma está disponível desde 4 de outubro em www.estacaon.com.br.

Fonte: https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2020/10/09/dia-das-criancas-conheca-dez-programas-infantis-que-falam-de-ciencias.htm

Se curte nosso conteúdo, considere nos ajudar a manter o nosso trabalho diário no ar e continuar levando boas notícias a todos, através do https://mla.bs/d8cdcb20 😊

#jornaldeboasnoticias #boasnoticias #noticiaboa #goodnews #boasacoes #esperança #bonsexemplos #fazerobem #boanoticia #noticiapositiva

Recent Posts

Dicas de livros para dar de presente neste Natal

%%excerpt%% Os presentes de Natal geralmente são escolhidos com muito carinho e atenção, afinal, quem…

4 meses ago

Dicas refrescantes: mantenha seus pets felizes no calor!

Dicas refrescantes: mantenha seus pets felizes no calor! Queridos leitores, o verão está chegando e…

4 meses ago

Férias escolares animadas: Dicas para menos telas e mais brincadeiras!

Vamos soltar a imaginação! Férias escolares repletas de diversão e aventuras. Descubra como deixar as…

4 meses ago

Principais Festas Típicas de SC em Outubro: Conheça Quais São!

Outubro é um mês repleto de festividades e celebrações em todo o Brasil, e Santa…

9 meses ago

Fibra de cânhamo: material pode revolucionar a construção civil

Quase 40% das emissões de gases de efeito estufa relacionadas à energia provêm da construção…

12 meses ago

Bike elétrica é projetada para transportar até 8 crianças

Enquanto companhias tentam desenvolver carros autônomos e seguros que dispensam o motorista, a empresa holandesa…

12 meses ago