Bem-vindo ao JBN — um espaço dedicado a curadoria de notícias positivas, inspiradoras, curiosas e leves.

Aqui, você pode ler sem medo!

Bom ExemploBrasilCulturaSociedade

Dissertação Sociológica Inspira Livro sobre o Impacto das Canções do Clube da Esquina

Uma nova visão sobre o Clube da Esquina

Em 2012, a pesquisadora Sheyla Castro Diniz apresentou uma dissertação de mestrado na Unicamp, explorando a produção musical do Clube da Esquina, um movimento pop mineiro. Seis anos depois, sua pesquisa foi transformada em um livro intitulado “… De tudo que a gente sonhou” – Amigos e canções do Clube da Esquina, publicado pela editora Intermeios com apoio da Fapesp.

O livro, que faz referência a uma letra de Milton Nascimento e Fernando Brant, busca inventariar a importância e o impacto político das canções criadas por esse grupo de compositores durante a década de 1970, em um contexto de repressão da ditadura militar no Brasil. O Clube da Esquina foi liderado por Milton Nascimento, que se juntou a outros nomes como Lô Borges, Márcio Borges, Beto Guedes e Ronaldo Bastos, além de Fernando Brant, seu amigo e colaborador desde 1967.

A obra de Diniz articula diversos aspectos, como a relação entre texto e contexto, a interação entre letra e música, além de conectar a história macro da sociedade brasileira e a história micro do grupo musical. E também aborda temas como marginalidade e integração, as relações entre o regional e o nacional, a luta política e a indústria cultural, censura, mercado e Estado, assim como a tensão entre criatividade e padronização.

O prefácio, escrito por Marcelo Ridenti, destaca a capacidade de Diniz em explorar os contratempos da sociedade brasileira da época por meio do estudo do Clube da Esquina e das gravações de Milton Nascimento. A obra é uma importante contribuição ao entendimento da música e cultura brasileira durante um período conturbado, revelando o talento e a relevância dos compositores desse movimento musical.

Seleção e resumo produzidos por IA, para ler na íntegra clique na fonte

Fonte

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo