• ter. abr 23rd, 2024

Do quintal de casa, fotógrafo faz imagens da ISS à frente do Sol e da Lua

nov 7, 2020
Compartilhe Boas Notícias

O fotógrafo Andrew McCarthy conseguiu capturar o momento em que a ISS (Estação Espacial Internacional, na sigla em inglês) apareceu na frente do Sol e da Lua. O registro foi publicado no Instagram dele, com direito a fotos em alta resolução e vídeos. As imagens foram feitas em Sacramento, na Califórnia (EUA).

Capturar o exato momento em que a ISS se alinhou aos astros não é uma tarefa fácil, porque a ISS atravessa o Sol e a Lua em menos de um segundo da perspectiva de alguém na Terra. Claro que as duas imagens foram feitas em momentos e dias distintos.

A primeira, do Sol, foi tirada no dia 6 de outubro. Já a segunda, da Lua, foi feita uma semana depois, no dia 14 de outubro.

Segundo ele, os registros simultâneos foram possíveis graças a planejamento e a dois telescópios diferentes. Na postagem da ISS passando na frente do Sol, feita no Instagram, McCarthy conta que a foto foi capturada do quintal da casa dele.

Ver essa foto no Instagram

Ele explica que usou simultaneamente dois escopos: um com um filtro de luz branca para detalhes da ISS e outro com um telescópio solar de hidrogênio alfa para detalhes de superfície.

“Ao misturar as imagens, obtenho um instantâneo nítido e detalhado do trânsito”, disse.

Já sobre a foto da ISS passando na frente da Lua, ele conta que passou horas procurando o lugar adequado para capturar a imagem, e acabou montando o equipamento fotográfico na beira da estrada “na esperança de capturar algo que nunca tinha visto antes”.

E ele conseguiu: “A ISS, iluminada pela luz do dia, transitando por uma lua crescente fina como uma navalha”, descreve.

Ver essa foto no Instagram

McCarthy esclarecesse na postagem que tudo foi capturado em vídeo, com alta taxa de quadros, e costurado em um mosaico completo da Lua após a passagem ser concluída. “Foi então mesclado com fotos capturadas antes do sol nascer para obter o “brilho da terra” que você vê no lado escuro da Lua”, explica.

Fonte: https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2020/11/06/do-quintal-de-casa-fotografo-faz-imagens-da-iss-a-frente-do-sol-e-da-lua.htm

Se curte nosso conteúdo, considere nos ajudar a manter o nosso trabalho diário no ar e continuar levando boas notícias a todos, através do https://mla.bs/d8cdcb20 😊

#jornaldeboasnoticias #boasnoticias #noticiaboa #goodnews #boasacoes #esperança #bonsexemplos #fazerobem #boanoticia #noticiapositiva

Loading