Bom Exemplo

Dono de padaria que doa pão a quem não pode pagar comenta repercussão: ‘Freguesia até aumentou’

Compartilhe Boas Notícias

O dono da padaria de Pirajuí, no interior de São Paulo, que ficou conhecida após o comerciante colocar uma caixa oferecendo pães para quem não pode pagar, conta que o comércio começou a receber mais clientes depois da repercussão nas redes sociais.

O Português, como é conhecido José Carlos Quintino, de 45 anos, disse a reportagem que “a freguesia até aumentou”. Uma foto da iniciativa dele foi compartilhada pelo padre Fábio de Melo no Instagram, que recebeu 800 mil curtidas em um dia.

José Carlos comentou que alguns clientes estão indo comprar na padaria e querem ajudar na doação dos pães.

“Não sabia que ia estourar assim a notícia, colocamos de coração mesmo para os clientes que não tem como comprar. A gente sabe a necessidade. Não precisa doar dinheiro para farinha. Essa caixa nunca vai esvaziar”, disse.

A aposentada Sebastiana Nakanish já era freguês do Português e ficou ainda mais contente em ver a iniciativa. “Achei maravilhoso, que todo comerciante seguisse. Sou freguês dele há muitos anos, ainda colocou o salmo, é divino. Ele sabe dividir muito bem.”

José Carlos conta que, apesar da repercussão acontecer agora, eles já doavam pães há algum tempo.

“Faz 10 anos que a gente doa. Mas no sábado a nossa pastora viu as pessoas buscarem os pães e deu a ideia de colocar a caixa”, revela.

Antes, a família doava cerca de 100 pães por dia. Atualmente são 300, 10% da produção diária. Os pães são os mesmos que os fregueses compram.

O Português comenta que colocou a caixa para que as pessoas não ficassem intimidadas em pegar o pão. A moradora de Pirajuí, Aparecida de Souza, se emocionou ao saber que podia contar com o pão de cada dia.

“Eu fiquei com vergonha, mas ele falou que podia pegar, que todo dia teria pão. Minha filha também veio. Então para todo mundo que precisa eu falo para vir pegar”, conta a beneficiada pela ação do José Carlos.

Mais de 800 mil curtidas

A frase que está escrita na caixa chamou a atenção do padre Fábio de Melo, que, após ler as palavras, escreveu no Instagram que se emocionou com a atitude.

“Enquanto somos diariamente envergonhados pelos que desviam recursos públicos, um exemplo como esse nos recorda que o amor ainda teima em ficar entre nós. O texto simples me tocou profundamente que eu chorei”, escreveu o padre na rede social.

Até esta quinta-feira (24), a postagem tinha 893 mil curtidas.

O padre ficou sabendo da boa ação após postagem do ex-morador de Pirajuí, Marcelo Daniel. “Eu estou em São Paulo há 15 anos, mas costumo contar as boas histórias da minha cidade e o padre acabou interagindo”, diz.

“É muito bom ver Pirajuí famosa por notícias boas. É muito tocante. É legal ver a interação do padre Fábio, ele se aproxima”, conta o jornalista que fez a postagem na segunda-feira (21) e não esperava a repercussão toda.

‘São uma família’

A catadora de recicláveis Lucimara Dias, de 44 anos, é uma das pessoas que costumam passar pela padaria para pegar o pãozinho. Diariamente ela vai com netos e sobrinhos.

“Eu sempre venho pegar pão aqui. Desde que abriu a padaria eles me ajudam. Eles ajudam bastante que precisa, não sou só eu, tem mais gente que precisa e isso nos ajuda bastante, não é pouco não”, conta.

Emocionada, Lucimara agradeceu a atitude. “Eles não são meus amigos, são uma família para mim”, afirma.

Fonte: G1

Recent Posts

Dicas de livros para dar de presente neste Natal

%%excerpt%% Os presentes de Natal geralmente são escolhidos com muito carinho e atenção, afinal, quem…

4 meses ago

Dicas refrescantes: mantenha seus pets felizes no calor!

Dicas refrescantes: mantenha seus pets felizes no calor! Queridos leitores, o verão está chegando e…

4 meses ago

Férias escolares animadas: Dicas para menos telas e mais brincadeiras!

Vamos soltar a imaginação! Férias escolares repletas de diversão e aventuras. Descubra como deixar as…

4 meses ago

Principais Festas Típicas de SC em Outubro: Conheça Quais São!

Outubro é um mês repleto de festividades e celebrações em todo o Brasil, e Santa…

10 meses ago

Fibra de cânhamo: material pode revolucionar a construção civil

Quase 40% das emissões de gases de efeito estufa relacionadas à energia provêm da construção…

12 meses ago

Bike elétrica é projetada para transportar até 8 crianças

Enquanto companhias tentam desenvolver carros autônomos e seguros que dispensam o motorista, a empresa holandesa…

12 meses ago