• 19 de maio de 2022 23:48

‘É minha pílula da felicidade’: por que as pessoas correm, mais 10 perguntas que novos corredores fazem

mar 9, 2022
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Lockdown ajudou a criar uma nova onda de corredores novatos. Agora, um livro reflete: exatamente por que as pessoas correm?

Desde superar o vício em drogas e lidar com a dor, até ajudar os outros e criar espaço para refletir, as razões pelas quais as pessoas se voltam para a corrida são tão diversas quanto as roupas de fantasia na linha de partida da Maratona de Londres.

O bloqueio ajudou a criar um exército de corredores iniciantes no Reino Unido: cerca de 7 milhões de pessoas passaram a correr ou correr durante a crise do Covid-19 para melhorar sua saúde mental. De origens humildes, o parkrun  – que recruta voluntários para organizar corridas cronometradas semanais gratuitas – agora é aclamado como uma das maiores iniciativas de saúde pública dos últimos anos, enquanto milhões baixaram o aplicativo Couch to 5k da Public Health England.

Então, por que as pessoas correm?

Um novo livro, Histórias de corrida: por corredores de todas as idades, velocidades e origens , ajuda a responder a essa pergunta por meio de 88 contas de corredores . “Alguns são muito rápidos e correm para vencer; alguns correm para ganhar confiança, provar um ponto de vista, lidar com um problema de saúde, fazer amigos ou ajudar os outros; muitos se deleitam com a sensação de bem-estar que ele traz”, disse Jerry Lockspeiser, que co-editou o livro com Andrew Roberts. “Para alguns, correr permitia escapar das piores circunstâncias pessoais. Cada história é tão única quanto a pessoa que a escreveu.”

Toda a receita das vendas do livro vai para a The Running Charity , uma pequena organização sediada no Reino Unido que visa transformar a vida de jovens sem-teto vulneráveis ​​por meio da corrida.

Abaixo estão três histórias de Running Stories, que foram editadas para brevidade.

Rhyss Mackay (acima, à esquerda)

“Fiquei sem-teto aos 18 anos em Newcastle depois que problemas familiares me forçaram a sair de casa. Mudei-me para um albergue do Exército da Salvação, onde comecei a sofrer de depressão e ansiedade severas. Dentro de um mês de ser sem-teto, fui apresentado a drogas legais. Logo fiquei viciado em especiarias, pois me ajudava a dormir e esquecer minha situação.

“Ao longo dos próximos anos, eu estava constantemente sendo transferido entre diferentes albergues. Dormi mal nas ruas por mais de 12 meses e fui preso pela primeira vez, por furto em lojas. Durante os seis anos em que fiquei sem-teto, minha saúde mental sofreu muito e tentei o suicídio 14 vezes.

“No início de novembro de 2017, The Running Charity visitou o hostel. Lembro-me como se fosse ontem. Eu só estava sem ânimo há cinco dias e estava realmente lutando para mantê-lo quando George veio e perguntou se alguém gostaria de dar uma corrida no parque. Estava escuro e úmido, mas por algum motivo concordei em sair com ele. Esse foi o início da minha jornada de corrida. Corremos por meia hora usando lanternas no Heaton Park. Foi o primeiro exercício físico que fiz em cerca de cinco anos. A sensação foi incrível.

Foi o primeiro exercício físico que fiz em cerca de cinco anos. A sensação foi incrível

“No entanto, no dia seguinte eu estava me sentindo pra baixo de novo e esperando que algum tempero fosse deixado no albergue. Eu não conseguia dormir. Então vi a lanterna de cabeça que George havia deixado para mim e decidi dar a volta no quarteirão para tentar matar o tempo. Acabei correndo por 45 minutos. Eu não consegui tirar o sorriso do meu rosto naquela noite.

“Cuidar da minha saúde física para correr tornou-se importante, então comecei a me distanciar dos amigos que ainda usavam drogas. As noites de sexta-feira tornaram-se madrugadas em vez de noites de festa e, nos meses seguintes, minha corrida progrediu rapidamente. Os benefícios foram mais do que apenas físicos: minha confiança também estava crescendo o tempo todo. Eu estava fazendo escolhas diferentes e começando a acreditar em mim mesmo. Até voltei para a faculdade.

“Em 2019, após mais de um ano de voluntariado no setor de sem-teto, me ofereceram um cargo em tempo integral na [instituição de caridade para sem-teto] Crisis como treinador de progressão de trainees, usando minha experiência vivida para apoiar outras pessoas e ajudá-las a mudar suas vidas.

“A vida continuou a lançar desafios em meu caminho e nem sempre foi fácil, mas correr me deu força para tomar as decisões certas onde mais importa. Eu recomendo a qualquer um que se sinta plano ou não tão bom quanto você espera, que tente correr. Sinceramente, acho que não seria a pessoa que sou hoje se não tivesse conhecido a The Running Charity.”

Correr me fortalece: Rahema Mamodo

“Minha infância consistiu em pouca ou nenhuma atividade física, e nunca fui incentivada a fazer isso. Isso continuou durante a maior parte da minha vida e, à medida que cresci, meu nível de atividade continuou a diminuir. Depois de anos inativo, finalmente decidi que era hora de mudar e aproveitei a oportunidade para me juntar a um grupo local de corrida de 5 km em novembro de 2018. Esta foi minha chance de ficar mais ativo e, espero, inspirar minhas três filhas.

“Sendo algo completamente estranho para mim, fiquei muito apreensivo. No entanto, consegui trazer um bom amigo para se juntar a mim, tornando-o mais divertido e menos provável de eu desistir. Eu não tinha ideia do que estava prestes a enfrentar. A ansiedade encheu minha cabeça nos dias que antecederam a primeira sessão. Esta seria a minha primeira vez correndo em público e só de pensar nisso era inquietante. Sem mencionar o fato de que meu lenço na cabeça me fez sentir ainda mais autoconsciente. Eu tinha muitos pensamentos passando pela minha mente, sendo o mais intimidante o julgamento de transeuntes ou motoristas.

A julgar pela minha aparência, você provavelmente não pensaria que sou um corredor, mas os corredores vêm em todas as formas e tamanhos

“Fiquei tranqüilo quase imediatamente pelo líder da corrida e colegas corredores. Saí da primeira sessão sentindo-me aliviada e eufórica com o que havia acabado de alcançar. A primeira corrida de 5 km que completei também foi minha primeira corrida de parque, que eu realmente gostei. Fui atraído pela atmosfera amigável e comoção, bem como pela inclusão. Para minha surpresa, fiquei confiante o suficiente para ir sozinha toda semana.

“Correr me fortalece. Melhora minha saúde mental, limpa minha mente e me permite ter orgulho de mim mesma como uma inspiração para meus filhos. Posso não ser o corredor mais rápido e, a julgar pela minha aparência, você provavelmente não pensaria que sou um corredor, mas os corredores vêm em todas as formas e tamanhos e de todos os tipos de origens.”

Minha filha, cachorro e a ‘droga’ correndo: Christian Wolmar (acima, centro)

“Não houve uma epifania repentina, mas em algum momento dos meus cinquenta e poucos anos me tornei viciado em corrida. Não de uma forma ruim. Está bem controlado. Uma corrida duas, três ou – em um bom período – quatro vezes por semana significa que não domina minha vida, mas é uma parte muito importante dela.

“Eu iria mais longe. Mantém-me em forma e sinto-me muito mais jovem do que os meus 71 anos, pois nos dias em que corro tenho mais energia do que nos dias em que opto por um pequeno-almoço tranquilo.

“Eu meio que caí nessa quando comecei a correr com minha filha Misha, que tinha cerca de 15 anos na época. Era uma maneira de vê-la, pois eu tinha acabado de me separar de sua mãe. Nosso começo foi modesto, talvez 10 ou 15 minutos para cima e ao redor da Colina do Parlamento em Hampstead Heath e depois recompensado por uma fritura no café lá embaixo.

Era sobre o bater regular das ruas, a rotina de sempre fazer faça chuva ou faça sol

“Mas logo se tornou mais do que isso. Havia um cachorro envolvido também, Pepsi, um border collie que estava muito mais animado com a corrida do que qualquer um de nós. Ficando em uma casa na Úmbria ao lado de uma colina naquele verão, nós três começamos a correr até o topo, uma subida desagradável de 2 km que não conseguimos administrar no início. E dentro de algumas semanas, ficou mais fácil, e pudemos percorrer todo um circuito de cerca de 10 km. O cachorro nos encurralava, verificando o corredor da cauda e incitando-os com pequenas mordidas e latidos.

“Comecei a participar de corridas, mas nunca foi sobre [meus tempos]. Era sobre a batida regular das ruas e do Heath, a rotina de sempre fazer isso faça chuva ou faça sol, as mensagens de texto acordando um ao outro e a alegria de se sentir bem depois de uma boa corrida longa.

“E não se deixe enganar. É uma droga. Não há nada melhor do que as endorfinas entrando em ação, o frescor do suor por todo o corpo e o prazer de se sentir mais limpo do que nunca depois do banho. É uma experiência brilhante.”

A Running Charity apoia jovens sem-teto através da corrida

Novo para correr? Suas perguntas respondidas pelos autores de Running Stories

(Resumidas de Running Stories, essas dicas vêm da experiência de corrida dos autores e de seus contatos, mas eles não são profissionais médicos ou esportivos, portanto, procure aconselhamento qualificado se precisar.)

1. Posso correr? Eu?

Sim, sim e sim. Você pode. Com certeza. Sua idade, forma e velocidade não importam. Basta dar o primeiro passo e o resto virá. Ninguém está te observando. Se alguém te vê por acaso na rua ou no parque, não se importa com o que você está fazendo. Na verdade, eles podem estar com inveja, desejando poder fazer isso também. O que é claro que eles podem. Então, por que não contar a eles?

Se você achar que é mais fácil começar a correr com um amigo, pergunte por aí. A maioria das pessoas que já corre terá prazer em ajudar: pessoas que querem começar, como você, podem compartilhar o desafio.

Idade, forma e velocidade não importam, qualquer um pode correr. Imagem: Jenny Hill

2. Importa o que eu visto?

Para as pessoas que são novas na corrida e só querem experimentar, uma camiseta ou moletom, shorts ou leggings e um par de tênis confortáveis ​​o levarão para fora da porta. Então, se você decidir que a corrida será uma parte regular de sua vida, vale a pena se equipar adequadamente, ajudando no seu conforto e evitando lesões.

Equipamento caro não é necessário. Corra no que for confortável. Imagem: Timur Romanov

3. Preciso alongar e aquecer antes de correr?

sim. Muitas pessoas não, mas há uma lógica simples de por que é uma boa ideia. Correr coloca pressão extra em muitas partes do seu corpo e, se eles não estiverem preparados, eles podem decidir entrar em greve. Uma caminhada rápida ou corrida leve antes de correr é um bom começo.

Alongue-se primeiro ou então seu corpo pode ‘entrar em greve’. Imagem: Amauri Mejia

4. Com que velocidade, distância e frequência devo correr?

Isso depende do seu nível de condicionamento físico quando você começa a correr. Para quem não pratica nenhum esporte ou exercício, nosso conselho é ter calma e aumentar a distância, velocidade e frequência muito gradualmente. É impossível fazer muito pouco ou ir muito devagar no início. Descobrimos que colocar esses treinadores duas ou três vezes por semana ajuda o progresso mental e físico mais do que uma única explosão semanal.

Acalme-se para começar, depois construa. Imagem: Shoeib Abolhassani

5. Preciso comer ou beber?

O conselho do NHS é permitir cerca de três horas após uma refeição principal antes do exercício; que comer um lanche leve, de fácil digestão e com alto teor de carboidratos, como mingau ou banana, uma hora antes, pode ajudar no desempenho e na recuperação; e que você não precisa comer durante o exercício de uma hora ou menos de duração.

Nossa experiência é que correr quando você sente fome não é ótimo, então algo leve e saudável de antemão funciona bem.

O conselho comum sobre fluidos é certificar-se de que você bebeu água suficiente para estar bem hidratado antes de começar a correr e consumir 100-150ml a cada 20 minutos (aproximadamente a quantidade em um copo padrão de vinho). As pessoas variam na quantidade de água que sentem vontade de beber – estamos no extremo de baixo consumo do espectro – e é desconfortável se você sentir isso se espalhando dentro de você. Nosso conselho é beber um pouco de água ao primeiro sinal de sede, ou mesmo antes.

Uma banana uma hora antes pode ajudar no desempenho e na recuperação. Imagem: Louis Hansel

6. Vou perder peso?

É muito provável, mas depende do que mais você faz além de correr. Perder peso significa queimar mais calorias do que você consome. Correr é uma ótima maneira de queimar calorias, pois exige que muitos músculos trabalhem juntos. Então, se você não vai ao pub depois de correr e bebe muito álcool, come muitas batatas fritas e engole um pacote de chocolates no caminho para casa, correr pode contribuir significativamente para a perda de peso no contexto de um estilo de vida saudável.

Correr é ótimo para queimar calorias, pois exige que os músculos trabalhem juntos. Imagem: Diana Polekhina

7. Como posso encontrar outras pessoas para correr?

As três maneiras mais fáceis são perguntar a amigos ou colegas que correm ou que não correm, mas você acha que gostaria de tentar também; pesquisar online o seu clube de corrida local – a maioria é super amigável e para pessoas de todos os níveis, não apenas os caras rápidos; ou vá ao seu parque local em uma manhã de sábado – a brilhante caminhada, corrida, corrida de 5 km para absolutamente todos. É grátis e fácil de fazer amigos.

Clubes de corrida podem conectá-lo com outros batedores de asfalto. Imagem: Fitsum Admasu

8. Estou velho demais para correr?

Poderíamos perguntar, você está velho demais para respirar? Running Stories tem muitas histórias de corredores mais velhos – ou seja, pessoas com mais de 60 anos. Alex Rotas descreve como ela fotografa incríveis atletas mais velhos, Roger Sawtell conta como ele começou a correr aos 92 anos, enquanto Anne Dockery passou de uma séria doença pulmonar a campeã mundial aos 70 anos. Você nunca é velho demais.

Muito velho para correr? Nunca. Imagem: Amy Elting

9. Vou sentir dor?

Em nossa experiência, existem dois tipos de dor – dor de esforço e dor de lesão. A dor do esforço é uma dor boa – mostra que você está exigindo de si mesmo. É temporário e para quando você para de executar. A dor da lesão é ruim. Geralmente, mas nem sempre, é fácil diferenciá-los, mas se estiver em dúvida, pare. Alguns corredores pensam que podem “correr com dor” quando lesionados. Nossos fisioterapeutas não recomendam isso, pois é provável que agrave a lesão.

A dor do esforço é a sensação de que o que você está fazendo é difícil – porque é novo e você não está acostumado, ou porque o que você está fazendo é muito exigente para você (algumas coisas são sempre muito exigentes para todos, como as últimas milhas de uma maratona). Seus músculos podem ficar um pouco rígidos depois, o que é normal. Quanto mais você corre, mais eles se adaptam, menos rígidos eles devem se sentir. Nas primeiras vezes que você corre, você pode ter uma sensação de formigamento na pele, provavelmente no peito. Ele vai depois de algumas corridas à medida que seu corpo se adapta.

Sem dor sem ganho. Bem, dentro da razão. Imagem: Bruno Nascimento

10. Devo definir uma meta?

Depende inteiramente de você. Muitos de nós acham mais fácil ficar motivados se soubermos o
que estamos tentando alcançar, seja correr 100 metros ou correr uma maratona. Não importa quão pequeno seja o objetivo, é o seu objetivo.

Quando você conseguir isso, você pode querer definir um novo que seja um pouco mais difícil. Tal como acontece com a corrida em si, os objetivos são mais bem feitos em progressão sensata e alcançável, não em saltos loucos. Muitas pessoas dizem que, para evitar lesões e construir uma base de corrida forte, é aconselhável não aumentar a distância em mais de 10% a cada semana.

Adoramos o programa Couch to 5k para novos corredores. O download é gratuito e envolve ir do sofá para correr 5 km (3,1 milhas) em nove semanas, começando na primeira semana correndo por um minuto, depois andando, correndo e assim por diante. É um exemplo brilhante de estabelecer uma meta alcançável, com toda a satisfação que isso traz. Clubes e grupos de corrida costumam usá-lo.

Muitas das histórias do livro são sobre os objetivos das pessoas. De Nick Bester correndo a maratona Comrades Ultra a Joe Cancelliere com o objetivo de percorrer a distância ao redor do mundo – e muitos objetivos menos extremos – as pessoas estão se desafiando. Não importa qual seja o objetivo, todos começam com o primeiro passo.

Imagem principal: Neil Bradshaw

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