Economia criativa brasileira ganha documentário inédito

Compartilhe Boas Notícias

Acaba de ser lançado o BRASIL CRIATIVO.DOC, primeiro documentário exclusivo sobre a Economia Criativa brasileira. De Caxias do Sul a Manaus, passando por Salvador, Rio de Janeiro e Brasília, a equipe viajou o país para contar a história de empreendedores que contribuem para o desenvolvimento da Economia Criativa nacional.

Dividido em episódios, a produção apresenta a trajetória de doze empreendedores e negócios vencedores da terceira edição do Prêmio Brasil Criativo, a premiação oficial da Economia Criativa brasileira.

O projeto retrata a diversidade das iniciativas e a potência da criatividade através de criações e inovações em diversas áreas como arquitetura, design, moda, publicidade, games, tecnologia, pesquisa e desenvolvimento, música, expressões culturais, patrimônio, editorial e artes cênicas.

Kaio Garcia dirige o documentário
Kaio Garcia dirige o documentário
Finalistas do prêmio
Finalistas do prêmio
Projeto Festival do Teatro Brasileiro
Projeto Festival do Teatro Brasileiro
Projeto Histórias de Tera.pia
Projeto Histórias de Tera.pia
Projeto Juicy Bazar
Projeto Juicy Bazar
Projeto Tem Que Ter
Projeto Tem Que Ter

Fotos: Divulgação

O média-metragem traz diferentes abordagens da Economia Criativa em cada episódio, além da participação especial dos curadores e jurados, entre eles Tiago Yonamine, fundador da plataforma Trampos.CO, Bárbara Almeida, fundadora da Dress & Go, Hamilton Berteli, vice-presidente da IBM, Mariana Ribeiro, ex-coordenadora da Secretaria de Economia Criativa do Ministério da Cultura e Cristian Cunha, diretor de relações institucionais da Escola Britânica de Artes Criativas.

O documentário idealizado por Lucas Foster, referência nacional em Economia Criativa, foi dirigido pelo jovem diretor Kaio Garcia, vencedor em 2014 da premiação Narrativas do Brasil, concedida pelo YouTube Brasil e considerado uma das promessas da nova geração de diretores brasileiros.

“O Prêmio Brasil Criativo tem como missão fortalecer o ecossistema criativo do nosso país e nós acreditamos na importância do audiovisual como uma poderosa ferramenta de inspiração e exportação do talento e do potencial criativo dos nossos empreendedores. Depois de ter recebido a chancela do Ministério da Cultura  e o apoio institucional da UNESCO, tínhamos a certeza que era a hora de levar as histórias dos empreendedores criativos brasileiros para o mundo.”, afirma Foster, idealizador do evento.

Ao longo de três meses, o Prêmio Brasil Criativo recebeu 585 inscrições, com 275 projetos habilitados para a fase classificatória e com 36 projetos finalistas em doze categorias da premiação. As categorias contemplam diversos segmentos criativos abarcados pela definição de Economia Criativa, feito pelas Nações Unidas em suas publicações periódicas.

O documentário, gravado antes da Pandemia do novo coronavírus, visitou todas as cidades em que os vencedores criam seus projetos para entender a realidade de cada empreendedor e poder retratar da forma mais verdadeira e sensível, dificuldades e as conquistas destes brasileiros.

O documentário ainda faz uma homenagem ao jornalista Gilberto Dimenstein, diagnosticado em 2019 com um câncer no pâncreas, vindo a falecer em maio de 2020, aos 63 anos e considerado por Lucas Foster, a primeira pessoa que acreditou na ideia do Prêmio Brasil Criativo.



Fonte: https://catracalivre.com.br/carreira/economia-criativa-brasileira-ganha-documentario-inedito/

Se curte nosso conteúdo, considere nos ajudar a manter o nosso trabalho diário no ar e continuar levando boas notícias a todos, através do https://mla.bs/d8cdcb20 😊

#jornaldeboasnoticias #boasnoticias #noticiaboa #goodnews #boasacoes #esperança #bonsexemplos #fazerobem #boanoticia #noticiapositiva

Se você quer receber atualizações sobre este tema ou outros de nossa página, inscreva-se abaixo:
Receba boas notícias em seu Email


Translate »