• ter. mar 12th, 2024

Em decisão inédita, STJ autoriza importação de canabidiol para tratamento médico

ago 20, 2018
Compartilhe Boas Notícias

Os pais de uma criança com paralisia cerebral conseguiram uma vitória histórica na Justiça brasileira. O pedido de exportação de um medicamento feito com canabidiol foi aceito pela Segunda Turma do Superior Tribunal de Justiça. A decisão é inédita na história do STJ.

A família ganhou autorização para conter cerca de 240 crises epiléticas por mês sofridas por sua filha com a substância extraída da maconha. O uso do canabidiol foi sugerido pelos médicos como terapia alternativa, pois os remédios tradicionais não estavam surtindo efeito.

A exportação por conta própria pelos pais esbarrou  na legislação, que proíbe a importação direta e a comercialização do canabidiol no Brasil. A saída foi entrar com ação contra a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para conseguir receber o remédio.

A autorização foi concedida pela Justiça de Pernambuco – cidade natal da família, mas negada pela União. Aí entra o STJ, que atendendo ao recurso impetrado pelos pais, derrubou a decisão, permitindo o medicamento com canabidiol.

Para Francisco Falcão, ministro relator do caso na Corte, o TRF-5 de Pernambuco foi acertado em seu parecer. O magistrado assinala que a garantia do medicamento não deve ficar restrita à Anvisa.

“Por vezes, o acesso aos fármacos e insumos não é obstado por questões financeiras, mas sim, por entraves burocráticos e administrativos que prejudicam a efetividade do direito fundamental à saúde, encerrou.

A entrada de remédios como os com uso de canabidiol partem de análises da Anvisa sobre sua eficácia, segurança e se ele está devidamente registrado em seus países de origem.

Fonte: Hypeness

Loading