Sociedade

Em vilarejo na Índia, muros se tornam quadros para ensinar crianças sem escola na pandemia

Compartilhe Boas Notícias

Professores de um vilarejo rural da Índia encontraram uma forma de ensinar seus alunos que foram afastados das salas de aula devido à pandemia do coronavírus. Sem computador ou celular na casa dos alunos, os professores resolveram escrever as lições nas paredes, informou a agência France Presse.

Em março, o vírus forçou o fechamento da escola pública Asha Marathi Vidyalaya em Nilamnagar, com 30 mil habitantes, perto da cidade de Solapur, no estado de Maharashtra.

Os professores se perguntaram como seus alunos, muitos de famílias pobres que mal têm o que comer, poderiam acompanhar as aulas online.

“Como a maioria das famílias não tem meios para educar seus filhos com ferramentas digitais, tivemos que encontrar um método inovador para evitar o fracasso escolar”, explicou à AFP Ram Gaikwad, professor de 47 anos.

Professores de vilarejo rural da Índia estão escrevendo lições nas paredes para driblar o fechamento das escolas devido à pandemia do coronavírus. — Foto: AFP


Ele e seus colegas observaram que a maioria de seus alunos passa o dia brincando na rua. E decidiram pedir aos moradores que usassem as paredes de suas casas como quadros.

O projeto começou há um mês e um artista local já pintou 250 paredes com cursos ilustrados de matemática, ciências, inglês ou marata.

As aulas ao ar livre são destinadas a um total de 1,7 mil alunos, entre seis e 16 anos, que vêm em pequenos grupos a essas paredes todos os dias.

Sentados ou em pé, fazem anotações.

Professores de vilarejo rural da Índia estão escrevendo lições nas paredes para driblar o fechamento das escolas devido à pandemia do coronavírus. — Foto: AFP


Professores de vilarejo rural da Índia estão escrevendo lições nas paredes para driblar o fechamento das escolas devido à pandemia do coronavírus. — Foto: AFP

Em um muro ressecado pelo sol aparecem imagens de objetos que começam com a letra “s”, sob a frase “olhe, ouça e repita”.

“Quando minha mãe me manda comprar leite, atravesso o vilarejo e vejo as aulas nas paredes”, explica Yashwant Anjalakar, de 13 anos.

O adolescente, cujos pais trabalham em uma fábrica, não tem acesso à internet e é a única chance de continuar estudando.

Continuar estudando

“Sinto falta da minha escola e dos meus amigos. Ficar em casa é chato e essas paredes são uma ótima maneira de revisar e estudar”, diz ele.

“Quero continuar estudando mesmo durante a pandemia”, insiste.

De acordo com a diretora da escola Tasleem Pathan, “toda a cidade está trabalhando muito para garantir que as crianças continuem a escolarização durante a pandemia”.

Todos os dias os professores vão ao povoado para responder às dúvidas dos alunos de sua turma, respeitando as regras de distanciamento físico.

A escola espera adicionar outras 200 paredes-quadro na aldeia. O projeto representa, segundo a diretora, um custo de 150 mil rúpias (cerca de 2 mil dólares), financiado com contribuições da direção da escola e dos pais dos alunos.

A Índia é o terceiro país do mundo em número de casos de coronavírus, atrás dos Estados Unidos e do Brasil, com mais de 3,7 milhões de infectados.

A pandemia, que já matou 66,3 mil pessoas no país, não dá sinais de desaceleração e, depois das grandes cidades, está se espalhando por áreas rurais do interior.

Acesso à educação na pandemia

Três a cada dez crianças em idade escolar estão sem acesso ao ensino remoto durante a pandemia, segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

O índice representa 463 milhões de crianças em todo o mundo, desde a pré-escola até o ensino médio. A maior parte (72%) é de famílias pobres.

Na Ásia Meridional, onde fica a Índia, a estimativa é que 147 milhões de crianças estejam sem aulas.

Fonte: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2020/09/03/em-vilarejo-na-india-muros-se-tornam-quadros-para-ensinar-criancas-sem-escola-na-pandemia.ghtml

Se curte nosso conteúdo, considere nos ajudar a manter o nosso trabalho diário no ar e continuar levando boas notícias a todos, através do https://mla.bs/d8cdcb20 😊

#jornaldeboasnoticias #boasnoticias #noticiaboa #goodnews #boasacoes #esperança #bonsexemplos #fazerobem #boanoticia #noticiapositiva

Recent Posts

Dicas de livros para dar de presente neste Natal

%%excerpt%% Os presentes de Natal geralmente são escolhidos com muito carinho e atenção, afinal, quem…

4 meses ago

Dicas refrescantes: mantenha seus pets felizes no calor!

Dicas refrescantes: mantenha seus pets felizes no calor! Queridos leitores, o verão está chegando e…

4 meses ago

Férias escolares animadas: Dicas para menos telas e mais brincadeiras!

Vamos soltar a imaginação! Férias escolares repletas de diversão e aventuras. Descubra como deixar as…

4 meses ago

Principais Festas Típicas de SC em Outubro: Conheça Quais São!

Outubro é um mês repleto de festividades e celebrações em todo o Brasil, e Santa…

9 meses ago

Fibra de cânhamo: material pode revolucionar a construção civil

Quase 40% das emissões de gases de efeito estufa relacionadas à energia provêm da construção…

12 meses ago

Bike elétrica é projetada para transportar até 8 crianças

Enquanto companhias tentam desenvolver carros autônomos e seguros que dispensam o motorista, a empresa holandesa…

12 meses ago