• ter. mar 26th, 2024

Embraer e Força Aérea Brasileira vão desenvolver aeronave para monitorar Amazônia

dez 20, 2019
Compartilhe Boas Notícias

Memorando permite viabilizar estudo para desenvolvimento de uma aeronave leve de transporte militar.

A Embraer e a Força Aérea Brasileira (FAB) planejam o desenvolvimento conjunto de uma aeronave leve de transporte militar para monitoramento da Amazônia. Um memorando de cooperação entre a empresa e a FAB foi assinado nesta quinta-feira (19).

Segundo a Embraer, o estudo busca identificar alternativas e soluções para atender às necessidades operacionais da FAB, em especial na região Amazônica, que conta com pistas extremamente curtas, estreitas, não pavimentadas, sem infraestrutura e em locais remotos.

O estudo também vai buscar alternativas na aplicação de novas tecnologias, como diferentes arquiteturas de sistemas, soluções inovadoras de plataforma, propulsão hibrida-elétrica, entre outras.

Pelo acordo firmado, a Embraer vai fazer os estudos de mercado para desenvolvimento da nova aeronave e a FAB irá compartilhar a experiência que possui na operação de aviões nesse segmento.

KC-390 Millennium

O cargueiro KC-390 Millennium é um projeto da FAB que, em 2009, contratou a Embraer para realizar o desenvolvimento da aeronave. Foram sete anos de estudo em parceira com Argentina, Portugal e República Tcheca para desenvolver o protótipo.

O KC-390 Millennium é uma aeronave de transporte tático. É capaz de realizar diversas missões, como transporte e lançamento de cargas e tropas, reabastecimento em voo, busca e salvamento e combate a incêndios florestais.

Fonte: G1

Loading