Escócia tem 98% de sua energia produzida por fontes renováveis

Escócia tem 98% de sua energia produzida por fontes renováveis
Avalie este conteúdo

Após anunciar a maior usina eólica flutuante do mundo, a Escócia conseguiu um marco em sua jornada rumo à fonte de energia 100% renovável: 98% da energia do mês de Outubro foi gerada por usinas eólicas espalhadas pelo país – mostrando que é possível atingir a meta de abandonar o combustível fóssil.

Ao todo, a demanda da rede nacional foi de 1,850,512 MWh – as turbinas produziram 98% disso – capaz de abastecer cinco milhões de cases. Como o vento é um fenômeno da natureza e, por consequência, não é possível controlá-lo, há uma grande variação entre os dias do mês – que atingiu entre 64% da demanda a 234%.

Tanto residências quanto prédios comerciais e lojas locais foram levados em consideração na conta. Portanto ainda persiste o desafio de armazenar energia elétrica de forma eficiente e escalável – para garantir o sucesso dos investimentos realizados.

Mesmo assim os resultados são animadores, uma vez que os massivos investimentos são relativamente recentes e os frutos são visíveis. “Isso comprova que o modelo funciona: ajuda a reduzir as emissões por um custo razoável de produção de energia renovável”, explica Sam Gerdner, diretor da WWF da Escócia.

O próximo passo, segundo ScottishPower, uma das empresas atuantes no país, é investir em estrutura e veículos elétricos.

Foto: Neuwieser/Creative Commons
Fonte: The Greenest Post

Se você quer receber atualizações sobre este tema ou outros de nossa página, inscreva-se abaixo:
Receba boas notícias em seu Email


Translate »