Ciência

Escrever sobre coisas positivas pode diminuir o estresse e a ansiedade

Compartilhe Boas Notícias

Escrever sobre emoções positivas pode ajudar na redução de estresse e ansiedade, de acordo com nosso novo estudo, que acaba de ser publicado no periódicoBritish Journal of Health Psychology.

Outras pesquisas já tinham sugerido que escrever sobre emoções negativas — “abrir o peito” — pode melhorar sua saúde mental. E parece que há benefícios para a saúde física também.

O estresse afeta a sua saúde física, então se acredita que melhorias no âmbito mental podem ajudar se o físico estiver ruim. Pesquisas mostram que escrever sobre emoções negativas pode resultar em menos visitas ao médico, menos sintomas de saúde frágil e menos tempo fora do trabalho por motivo de doença.

Não há muitos estudos que tenham investigado a escrita sobre emoções positivas, mas, se escrever sobre emoções negativas ajuda as pessoas a lidarem com seus pensamentos e sentimentos negativos, é possível que focar nas emoções positivas tenha um efeito também positivo na saúde mental das pessoas.

Acredita-se que escrever sobre experiências positivas por 20 minutos todos os dias, por três dias seguidos, melhorou o humor das pessoas e reduziu as visitas delas ao médico. Até escrever menos, como por dois minutos, diariamente sobre algo positivo se mostrou uma prática que reduz o número de reclamações de saúde das pessoas.

Enquanto outros estudos mostraram que esse hábito pode melhorar seu humor, não sabíamos o efeito que teria no estresse e na ansiedade. Então resolvemos estudar essa relação.

Vinte minutos por dia
Na nossa pesquisa, nós investigamos se escrever sobre uma experiência positiva, que pode ser desde a leitura de um bom livro até se apaixonar, poderia reduzir o estresse, a ansiedade e outros sintomas como dores de cabeça, dor nas costas e gripes. Também queríamos descobrir se a prática seria útil para todas as pessoas, independente do nível de incômodo pelo qual estivessem passando.

Nós recrutamos 71 participantes saudáveis com idades entre 19 e 77 anos e os separamos em dois grupos aleatórios. Pedimos para os 37 integrantes do primeiro grupo passarem 20 minutos, todos os dias, por três dias seguidos, escrevendo sobre as melhores experiências que já tiveram ao longo de suas vidas. Já para o outro grupo, de 34 pessoas, pedimos que fizessem o mesmo, mas escrevendo sobre um tópico aleatório e neutro, como seus planos para o fim de semana, por exemplo.

Os participantes também relataram seus níveis de estresse, ansiedade e reclamações de saúde física por quatro semanas após terem completado a primeira fase do experimento. Os participantes que escreveram sobre suas experiências positivas apresentaram uma diminuição em seus níveis de ansiedade e estresse em comparação a antes da tarefa. A escrita, no entanto, não resolveu os problemas de saúde física dessas pessoas.

Também descobrimos que escrever sobre momentos felizes foi eficaz independentemente dos níveis de incômodos que as pessoas afirmaram ter no início de nossa experiência.

Como nós excluímos pessoas que foram diagnosticadas por condições psicológicas, não temos como saber como essa técnica funcionaria no contexto clínico. Também é importante ressaltar que contamos com relatos escritos dos participantes para verificar suas condições após o experimento em vez de exames objetivos de saúde mental e física.

Claro que a escrita emocional não é para todo mundo: traços de personalidade, problemas na expressão de emoções ou desinteresse na escrita podem significar que para algumas pessoas há outros métodos para lidar com essas sensações.

Uma vantagem em escrever sobre emoções positivas é lidar com a raiz do estresse e da ansiedade. Ao contrário de várias outras estratégias de melhoria do bem-estar mental, essa tarefa não precisa de treino ou terapia. As pessoas podem fazer isso quando e onde for melhor para elas — e é gratuito.

* Michael Smith é professor de psicologia na Northumbria University, no Reino Unido. O texto foi publicado originalmente em inglês no The Conversation.

Fonte: Galileu

Recent Posts

Dicas de livros para dar de presente neste Natal

%%excerpt%% Os presentes de Natal geralmente são escolhidos com muito carinho e atenção, afinal, quem…

4 meses ago

Dicas refrescantes: mantenha seus pets felizes no calor!

Dicas refrescantes: mantenha seus pets felizes no calor! Queridos leitores, o verão está chegando e…

5 meses ago

Férias escolares animadas: Dicas para menos telas e mais brincadeiras!

Vamos soltar a imaginação! Férias escolares repletas de diversão e aventuras. Descubra como deixar as…

5 meses ago

Principais Festas Típicas de SC em Outubro: Conheça Quais São!

Outubro é um mês repleto de festividades e celebrações em todo o Brasil, e Santa…

10 meses ago

Fibra de cânhamo: material pode revolucionar a construção civil

Quase 40% das emissões de gases de efeito estufa relacionadas à energia provêm da construção…

1 ano ago

Bike elétrica é projetada para transportar até 8 crianças

Enquanto companhias tentam desenvolver carros autônomos e seguros que dispensam o motorista, a empresa holandesa…

1 ano ago