• ter. mar 26th, 2024

Estradas de painéis solares podem alimentar um país

maio 28, 2014 #energia solar, #estradas
Compartilhe Boas Notícias

Imagine que as estradas são feitas de painéis solares, capazes de gerar energia para um país inteiro. O projeto norte-americano Solar Roadways acaba de ser financiado através de uma ação de ‘crowdfunding’ e promete revolucionar o modo como o mundo gera energia.
 
As Solar Roadways (Estadas Solares) arrecadaram, na campanha de financiamento coletivo, mais de um milhão de euros – um valor quase 50% superior ao que estavam a solicitar.
 
A tecnologia consiste num sistema de painéis solares modulares, com a forma de favos de mel, que podem ser aplicados no chão. Segundo Scott e Julie Brusaw, os mentores desta tecnologia, o pavimento Solar Roadways pode suportar até 113 toneladas.

Uma vez que a superfície é feita de vidro temperado altamente resistente, este pavimento pode ser aplicado em diversas situações, desde parques de estacionamento a autoestradas. 

“Estes painéis pagam-se a si próprios já que geram energia suficiente para alimentar as casas e as empresas que estiverem ligadas à rede solar. Poderá mesmo ser instalado um sistema rodoviário a nível nacional capaz de gerar energia limpa mais do que suficiente para alimentar todo o país”, lê-se no site de “crowdfunding” Indie GoGo.
 
Além da produção de energia, este pavimento apresenta outras vantagens: a superfície aquece para eliminar residios de neve ou gelo, integra luzes LED que podem oferecer indicações aos condutores, e pode conter várias tomadas para alimentar veículos elétricos e outros equipamentos ao longo do percurso.
 
O projeto Solar Roadways recebeu um financiamento do governo dos EUA que apoiou a fase de pesquisa. Neste momento, o casal Scott e Julie estão a desenvolver um protótipo que vai ser aplicado num parque de estacionamento. Esta fase será financiada pelo “crowdfunding”.
 
Em Agosto de 2013 o projeto foi finalista dos prestigiados prémios World Technology Award For Energy, promovidos pela revista TIME em associação com a Fortune, a CNN e a revista Science.

Loading

Deixe um comentário