Estradas de painéis solares podem alimentar um país

Estradas de painéis solares podem alimentar um país
Avalie este conteúdo

Imagine que as estradas são feitas de painéis solares, capazes de gerar energia para um país inteiro. O projeto norte-americano Solar Roadways acaba de ser financiado através de uma ação de ‘crowdfunding’ e promete revolucionar o modo como o mundo gera energia.
 
As Solar Roadways (Estadas Solares) arrecadaram, na campanha de financiamento coletivo, mais de um milhão de euros – um valor quase 50% superior ao que estavam a solicitar.
 
A tecnologia consiste num sistema de painéis solares modulares, com a forma de favos de mel, que podem ser aplicados no chão. Segundo Scott e Julie Brusaw, os mentores desta tecnologia, o pavimento Solar Roadways pode suportar até 113 toneladas.

Uma vez que a superfície é feita de vidro temperado altamente resistente, este pavimento pode ser aplicado em diversas situações, desde parques de estacionamento a autoestradas. 

“Estes painéis pagam-se a si próprios já que geram energia suficiente para alimentar as casas e as empresas que estiverem ligadas à rede solar. Poderá mesmo ser instalado um sistema rodoviário a nível nacional capaz de gerar energia limpa mais do que suficiente para alimentar todo o país”, lê-se no site de “crowdfunding” Indie GoGo.
 
Além da produção de energia, este pavimento apresenta outras vantagens: a superfície aquece para eliminar residios de neve ou gelo, integra luzes LED que podem oferecer indicações aos condutores, e pode conter várias tomadas para alimentar veículos elétricos e outros equipamentos ao longo do percurso.
 
O projeto Solar Roadways recebeu um financiamento do governo dos EUA que apoiou a fase de pesquisa. Neste momento, o casal Scott e Julie estão a desenvolver um protótipo que vai ser aplicado num parque de estacionamento. Esta fase será financiada pelo “crowdfunding”.
 
Em Agosto de 2013 o projeto foi finalista dos prestigiados prémios World Technology Award For Energy, promovidos pela revista TIME em associação com a Fortune, a CNN e a revista Science.

Se você quer receber atualizações sobre este tema ou outros de nossa página, inscreva-se abaixo:
Receba boas notícias em seu Email


Seja o primeiro a comentar Assunto: "Estradas de painéis solares podem alimentar um país"

Deixe um comentário

Translate »