• ter. mar 26th, 2024

Estudantes de SP criam app que alerta e ajuda para prevenir a propagação do Coronavírus

maio 24, 2021
Compartilhe Boas Notícias

Os alunos da escola técnica de informática do Senac São Paulo, unidade Lapa Tito, desenvolveram um aplicativo capaz de monitorar os horários de pico de lugares públicos e alertar aos usuários se alguém contaminado pelo novo coronavírus esteve no local.

O app foi premiado com o segundo lugar na competição internacional Made to Move Communities (Feito para Mover Comunidades, em tradução livre), no qual o Senac São Paulo foi um único representante sul-americana.

O aplicativo usa uma série de dados estatísticos para determinar se as pessoas infectadas estiveram locais públicos. Com estas informações, o usuário do aplicativo pode evitar passar por estes lugares ou até descobrir se é um possível transmissor do novo coronavírus.

Um dos jovens que desenvolveram o app, Otávio Lemes Rodrigues contou ao site ABC do ABC que ser premiado em uma competição internacional o impulsiona a ajudar a mudar o mundo. Para ele, é um choque participar de algo tão grandioso ainda adolescente.

“O sentimento de saber que eu participei da construção de um projeto, que o intuito era ajudar a nossa sociedade e ele foi reconhecido mundialmente é muito gratificante. Isso me inspira a ser melhor e fazer acontecer, mesmo eu sendo apenas um adolescente. ”

Mapa com alunos participantes de desafio Otis
Brasileiros concorreram com outras escolas da América do Norte. Foto: reprodução / Otis

Escola incentiva participação de alunos em projetos

O coordenador do ensino médio técnico do Senac da unidade de Lapa Tito, Dom Magri, explicou que os alunos do colégio são protagonistas no processo de ensino. A ideia da escola é unir conhecimentos multidisciplinares em todos os projetos acadêmicos.

“Sempre vamos convidar os alunos para produzir projetos que integram ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática. Se for na área de Ciências da Natureza envolvendo os saberes da termodinâmica, por exemplo, o professor irá propor que o aluno desenvolva algum projeto que possa ser realizado no computador, crie um APP, construa algo que envolve a arte, sempre integrando como outras áreas do conhecimento. ”

Com o incentivo e direcionamento correto, estes alunos do ensino médio desenvolveram uma ferramenta que pode ser vital para o dia a dia dos brasileiros durante uma pandemia. Boas ideias podem surgir de todos os lugares, até mesmo das escolas dos nossos bairros! 👏

Fonte

Loading