Bom Exemplo

Estudantes se mobilizam para revitalizar posto de saúde

Compartilhe Boas Notícias

Jovens querem melhorar condições para atendimento de pacientes em Camanducaia (MG).

Pintura da fachada, reforma dos bancos, troca de grades e um mutirão de limpeza. Essas foram algumas das ações realizadas pelos estudantes do 2º ano do ensino médio do Centro Educacional Maranatha, de Camanducaia (MG), que se mobilizaram para revitalizar a estrutura externa da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro e, consequentemente, melhorar as condições para atendimento dos pacientes.

No projeto “Curando a saúde” os 25 estudantes foram do planejamento até a execução das melhorias, mobilizando outras pessoas da comunidade e colocando a mão na massa para dar uma nova cara à UBS. Para viabilizar a iniciativa, o grupo conseguiu o apoio de comerciantes para pagarem a manutenção do local, chamaram a atenção da Prefeitura para a situação precária do posto e transformaram o espaço em um lugar mais acolhedor para seus pacientes. Os alunos criaram, também, uma página no Facebook com o objetivo de divulgar as ações do projeto e mobilizar mais participantes.

Ação coletiva

Provocados pela professora de filosofia e sociologia, Renata Stort, a partir do material de apoio do Criativos da Escola, os estudantes refletiram sobre qual era o problema que mais os incomodava na comunidade. Bastou lembrar da estrutura da UBS que fica à frente da escola: “vemos o posto de saúde todos os dias e muita gente da cidade utiliza os serviços dele”, explica a aluna Beatriz. (Clique aqui e acesse o Material de Apoio do Criativos da Escola).

Já a integrante do grupo Maria Clara Canuto descreve as condições da UBS antes da ação dos estudantes: “a pintura das paredes estava velha, as portas das entradas enferrujadas, os portões estavam perdendo a tinta e o estacionamento não tinha faixas para os carros se posicionarem”. Antes de elaborarem um plano de ação para resolver o problema, a equipe fez várias visitas ao posto e entrevistou 30 pessoas, entre pacientes, funcionários da área de saúde e seguranças. Depois de se reunirem com a coordenadora do local e finalizarem o diagnóstico, concluíram que a demanda mais urgente trazida pelos entrevistados era a revitalização do espaço físico, já que quem frequentava sofria com os problemas estruturais do lugar.

Após a revitalização, os jovens voltaram à UBS para averiguar as mudanças na relação dos pacientes com o espaço. “As pessoas estavam usando locais onde antes não entravam. Percebemos a relevância de proporcionar um ambiente público mais acolhedor e, mais do que isso, de mostrar que podemos fazer mudanças naquilo que é nosso”, descreve Maria Clara.

Para além da ação no bairro, segundo Beatriz, o projeto “Curando a saúde” abriu portas para uma nova fase de protagonismo dos estudantes sobre as questões do ambiente escolar e seu entorno: “depois que nosso projeto deu certo, a escola está aceitando as propostas de alunos para novas ações”. “É uma oportunidade muito valiosa para o estudante questionar o seu papel [na sociedade] e ver o que pode fazer diante de um mundo que está à espera de mudanças significativas”, conclui a colega Maria Clara.

Fonte: Criativos da Escola

Recent Posts

Dicas de livros para dar de presente neste Natal

%%excerpt%% Os presentes de Natal geralmente são escolhidos com muito carinho e atenção, afinal, quem…

4 meses ago

Dicas refrescantes: mantenha seus pets felizes no calor!

Dicas refrescantes: mantenha seus pets felizes no calor! Queridos leitores, o verão está chegando e…

5 meses ago

Férias escolares animadas: Dicas para menos telas e mais brincadeiras!

Vamos soltar a imaginação! Férias escolares repletas de diversão e aventuras. Descubra como deixar as…

5 meses ago

Principais Festas Típicas de SC em Outubro: Conheça Quais São!

Outubro é um mês repleto de festividades e celebrações em todo o Brasil, e Santa…

10 meses ago

Fibra de cânhamo: material pode revolucionar a construção civil

Quase 40% das emissões de gases de efeito estufa relacionadas à energia provêm da construção…

1 ano ago

Bike elétrica é projetada para transportar até 8 crianças

Enquanto companhias tentam desenvolver carros autônomos e seguros que dispensam o motorista, a empresa holandesa…

1 ano ago