• ter. abr 16th, 2024

Estudo afirma que compartilhar boas noticias faz bem a saúde

jun 23, 2017
Compartilhe Boas Notícias

Sensação de paz, produz alegria e fazem-nos sorrir. Doses diárias de boas notícias ajudam a viver mais. “Um olhar animador dá alegria ao coração, e as boas notícias revigoram os ossos.” (Provérbios de Salomão)

Estudo realizado pela Universidade Complutense de Madri e o Instituto Coca-Cola, concluiu que quanto mais satisfeitos estivermos com nossa vida, melhor percepção teremos de nossa saúde. As pessoas menos felizes têm mais problemas de saúde e diante de um problema de saúde, as pessoas felizes têm tendência a se sentirem melhor. A felicidade pode ser afetada pela enfermidade, mas o otimismo e o apoio social e familiar amortizam a perda da felicidade.

O estudo ainda diz que as pessoas otimistas e felizes são mais saudáveis, e estar perto de pessoas com estas características ajuda a superar as dificuldades de saúde. Geralmente as pessoas otimistas gostam de falar de coisas boas, compartilham notícias boas, e tem uma visão diferente das coisas.

Um novo estudo realizado pela Universidade de Gonzaga, em Oregón, Estados Unidos, ouviu 162 casais militares depois do 11 de setembro. A pesquisa demonstrou que compartilhar boas notícias, principalmente com seus pares, diminui a solidão e o déficit de sono depois de uma experiência difícil.

A Universidade Autônoma de Madri também publicou outro estudo que analisa o bem-estar e sua relação com a mortalidade. O ensaio demonstra que pequenas doses diárias de felicidade ajudam a viver mais. O fato de ter vários momentos de felicidade durante o dia provoca um efeito melhor do que a sensação generalizada de satisfação.

O hormônio do amor

É bem possível que tudo isso tenha a ver com a oxitocina, o hormônio que facilita o parto e a lactação, também chamada de hormônio do amor ou dos vínculos emocionais, pois ela é liberada com os abraços e beijos. Este hormônio pode ajudar a reduzir o estresse, a pressão arterial e até inflamações intestinais.

Há uma enorme quantidade de estudos que mostram como a oxitocina ajuda a reduzir a dor, curar feridas, reduzir a obesidade, superar a depressão pós-parto, incrementar a fertilidade masculina e feminina e estimular a produção do hormônio do crescimento, entre outros exemplos.

Dicas para viver melhor e com mais saúde:

Procure estar junto pessoas otimistas, capazes de dar boas notícias e palavras de ânimo nos momentos difíceis;

Dissemine boas notícias às pessoas que o rodeiam. Isso não só as fará mais felizes, como também vai ajudá-las a ficarem mais saudáveis;

Diante de uma situação difícil, seja realista, mas não faça tempestade em copo d´água;

Sorria, independente das circunstâncias. Sempre há algo pelo qual vale a pena sorrir, mesmo que, às vezes, é preciso fazer um esforço.

Ah, compartilhar essa noticia certamente fará você se sentir melhor, a gente se sentiu! 🙂 <3

 

Loading