Saúde

Estudo indica que 8 minutos de exercício por dia ajuda a reduzir a pressão arterial em hipertensos

Compartilhe Boas Notícias

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças cardiovasculares são as principais causas de morte no mundo

Recente estudo publicado na renomada revista internacional Medicine & Science in Sports & Exercise demonstrou que uma única sessão de exercício isométrico (estático), por apenas oito minutos, é capaz de reduzir os valores pressóricos de pacientes hipertensos por, no mínimo, uma hora após a atividade.

A inovação foi que o autor, Rafael Vieira Olher, orientado pelo professor Milton Rocha de Moraes, pesquisador do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação Física da Universidade Católica de Brasília (UCB), utilizou apenas dois aparelhos para que o treinamento fosse realizado: um Leg Press (para membros inferiores) e um supino (membros superiores). Isso favorece a uso em pequenos espaços e a baixo custo, com boa aplicabilidade em clínicas, hospitais, instituições de longe permanência, condomínios e consultórios médicos.

O professor dr. Milton Rocha de Moraes, coordenador do grupo de estudos em Treinamento de Força na Saúde e Reabilitação, explica que este é o primeiro estudo a utilizar uma grande massa muscular na execução do exercício estático e com equipamentos populares de academia para verificar a hipotensão pós-exercício. “Os demais estudos utilizaram um dinamômetro de preensão palmar [pequena massa muscular] ou equipamentos caros de laboratórios”, afirma o especialista.

Mesmo trabalhando com grandes grupos musculares, o exercício isométrico com intensidade moderada foi seguro. Para verificar a segurança cardiovascular, usaram o método oscilométrico de medida de pressão e frequência cardíaca, com um equipamento validado, capaz de detectar arritmia cardíaca, o que traz maior segurança para trabalhar com populações de cardiopatas.

O equipamento oscilométrico de medida cardiovascular usado na pesquisa foi o Monitor de Pressão Arterial Automático de Braço. De acordo com o CEO da empresa, José Marcos Szuster, a companhia visa ampliar o acesso à prevenção e qualidade de vida da população. “Auxiliar em pesquisas científicas é uma forma de promover boa saúde aos brasileiros”, diz.

Os autores destacam a importância da prática de exercícios de força ou exercícios resistidos, como a popularmente conhecida musculação ou ginástica com pesos, para reduzir os riscos de doenças cardiovasculares, aumentar a força muscular e a sobrevida dos pacientes.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças cardiovasculares são as principais causas de morte no mundo. O exercício físico e a dieta balanceada são medidas não-farmacológicas recomendadas no controle da hipertensão arterial e a principal linha de frente para a maioria dos pacientes. O pesquisador destaca que exercício de força isométrica com intensidade moderada também pode ser usado como adjuvante no controle da pressão alta e oferece vantagem para pacientes com problemas articulares que sentem dor ao fazer o movimento, como, por exemplo, idosos hipertensos.

Contudo, o professor alerta antes da prática de qualquer exercício pacientes hipertensos devem fazer uma avaliação com o médico cardiologista. E sempre procurar profissionais de educação física para adequada prescrição do exercício físico.

Fonte: Folha Vitória

Recent Posts

Dicas de livros para dar de presente neste Natal

%%excerpt%% Os presentes de Natal geralmente são escolhidos com muito carinho e atenção, afinal, quem…

4 meses ago

Dicas refrescantes: mantenha seus pets felizes no calor!

Dicas refrescantes: mantenha seus pets felizes no calor! Queridos leitores, o verão está chegando e…

4 meses ago

Férias escolares animadas: Dicas para menos telas e mais brincadeiras!

Vamos soltar a imaginação! Férias escolares repletas de diversão e aventuras. Descubra como deixar as…

4 meses ago

Principais Festas Típicas de SC em Outubro: Conheça Quais São!

Outubro é um mês repleto de festividades e celebrações em todo o Brasil, e Santa…

9 meses ago

Fibra de cânhamo: material pode revolucionar a construção civil

Quase 40% das emissões de gases de efeito estufa relacionadas à energia provêm da construção…

12 meses ago

Bike elétrica é projetada para transportar até 8 crianças

Enquanto companhias tentam desenvolver carros autônomos e seguros que dispensam o motorista, a empresa holandesa…

12 meses ago