Bom Exemplo

Ex-aluno de escola pública ganha bolsa de curso em Harvard

Compartilhe Boas Notícias

Imagine se você, aos 16 anos, pudesse fazer um curso de verão sobre astronomia na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos? O que parece ser um sonho muito distante se tornou realidade na vida de Guilherme Rocha, aluno do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Poliedro, em São Paulo.

O rapaz é um dos estudantes incentivados pelo Instituto Social para Motivar, Apoiar e Reconhecer Talentos (Ismart), que investe desde 1999 em jovens de baixa renda e tem parceria com diversas universidades norte-americanas e brasileiras. A instituição cedeu bolsas de estudos ao adolescente e a outros três alunos (também brasileiros) para que passassem duas semanas de julho deste ano em Harvard para aprender sobre os buracos negros e o modelo do Sistema Solar.

“Os professores de lá me tratavam como se eu fosse um aluno da graduação”, diz Guilherme em entrevista à GALILEU. Ele conta que, nas duas semanas que esteve nos Estados Unidos, conheceu alunos de vários lugares do mundo, além de ter treinado muito com as lições de casa que os professores pediam. “Eu chegava a passar sete horas fazendo o dever de casa. Acho que consegui, porque os professores não falaram nada sobre estar errado. Eu me esforcei muito para fazer o meu melhor.”

Guilherme tem mais um sonho: estudar física na Universidade de Yale, também nos EUA, para dar aula em escolas públicas no Brasil. Nos últimos anos ele vem preparando o seu currículo para ser aceito na faculdade, cujo processo seletivo é um diferente das instituições brasileiras: são realizados testes padronizados e de proficiência em inglês, análise de currículo acadêmico, envio de cartas de recomendação e várias redações.

Para fazer o curso de verão em Harvard, o jovem também precisou disputar sua vaga junto com outros estudantes de todo o mundo. “Fiz uma prova, teste de proficiência em inglês para conseguir o certificado TOEFL, além de duas redações e uma entrevista final”, conta ele.

Ao todo, foram seis meses de preparação para as avaliações. O estudante teve o apoio do Ismart para ajudá-lo a melhorar seu inglês e se preparar para as provas em Harvard. Foi também por meio da organização, que conta com o apoio financeiro de empresas e filantropos, que Guilherme ganhou uma bolsa integral para deixar sua antiga escola pública na Vila Itaim, na zona leste de São Paulo, para cursar o ensino médio no colégio particular no qual está hoje. “Minha escola antiga também era boa, mas a diferença hoje é que eu estudo mais e tenho mais responsabilidade, além de ter que conviver com pessoas muito diferentes de mim”, afirma.

Fonte: Galileu

Recent Posts

Dicas de livros para dar de presente neste Natal

%%excerpt%% Os presentes de Natal geralmente são escolhidos com muito carinho e atenção, afinal, quem…

4 meses ago

Dicas refrescantes: mantenha seus pets felizes no calor!

Dicas refrescantes: mantenha seus pets felizes no calor! Queridos leitores, o verão está chegando e…

4 meses ago

Férias escolares animadas: Dicas para menos telas e mais brincadeiras!

Vamos soltar a imaginação! Férias escolares repletas de diversão e aventuras. Descubra como deixar as…

4 meses ago

Principais Festas Típicas de SC em Outubro: Conheça Quais São!

Outubro é um mês repleto de festividades e celebrações em todo o Brasil, e Santa…

9 meses ago

Fibra de cânhamo: material pode revolucionar a construção civil

Quase 40% das emissões de gases de efeito estufa relacionadas à energia provêm da construção…

12 meses ago

Bike elétrica é projetada para transportar até 8 crianças

Enquanto companhias tentam desenvolver carros autônomos e seguros que dispensam o motorista, a empresa holandesa…

12 meses ago