Saúde

Exercícios com carga podem favorecer a saúde mental e o humor

Compartilhe Boas Notícias

De acordo com uma pesquisa irlandesa, exercícios com carga podem contribuir para a saúde mental e o controle do humor, reduzindo o estresse e a ansiedade. E um ponto bastante positivo é que, para isso, basta estar em casa e usar como pesos, por exemplo, um saco de mantimentos ou garrafinhas de água.

O estudo, conduzido pela Universidade de Limerick e publicado no fim do ano passado, concluiu que um programa básico de atividades físicas com agachamentos, levantamentos de peso e abdominais trazem benefícios para a mente. Um dos resultados da pesquisa é que a musculação pode ter um papel importante no controle da ansiedade humana, reduzindo ou até eliminando o uso de remédios ansiolíticos.

Além de ajudar o corpo na produção de endorfina, um dos hormônios da felicidade, uma única sessão de musculação pode promover mudanças positivas. De acordo com os pesquisadores, esse esforço reduz e controla os níveis de ansiedade em longo prazo.

O doutor em educação física Paulo Gentil explica como é o processo desencadeado por essas atividades. “O fato de ter vencido uma meta e conquistado algo auxilia também na produção de três outros hormônios principais da felicidade: serotonina, dopamina e ocitocina.”

Segundo Gentil, mudanças moleculares nos músculos e no cérebro de quem usa pesos para treinar contribuem para essa melhora da saúde mental.

Cuidados

O especialista alerta, porém, que não podemos fazer esse tipo de treino indiscriminadamente. É aconselhável receber orientação profissional. “Atividades que envolvem carga, se feitas de uma maneira equivocada, podem ser prejudiciais à saúde, ocasionando lesões como o rompimento de ligamentos, além do aumento do risco de adoecimento”, explica. “Mas, com o acompanhamento correto, o exercício físico com cargas desperta hormônios que podem influenciar e muito no humor e na saúde mental.”

Para reduzir o estresse durante sua atividade física, Gentil selecionou algumas dicas:

– Não há atividade melhor do que aquela que você gosta de realizar. Esqueça os “treinos da moda”. Escolher o que lhe agrada ajudará a manter a adesão e gerar mais prazer. O exercício feito de maneira obrigatória gera estresse, como já comprovaram os pesquisadores;

– Esforce-se e não faça corpo mole. As substâncias liberadas durante as atividades mais intensas estão associadas à felicidade, por mais contraditório que possa parecer. “Estudos do nosso grupo mostraram melhoras no humor com treinos exaustivos”, afirma o especialista;

– Mantenha a regularidade e a rotina. Isso porque a atividade desenvolvida atua por vias agudas e crônicas. “Na parte aguda, é como se cada sessão fosse uma dose de remédio para o bem-estar”, diz Gentil. “Em termos crônicos, os efeitos dessas doses vão se somando e resultam nos resultados desejados.”;

– Concentre-se no exercício e note as melhorias no corpo e na mente. Pesquisas mostram que a atenção e a percepção das mudanças se relacionam ao bem-estar.

Fonte: https://catracalivre.com.br/equilibre-se/exercicios-com-carga-podem-favorecer-a-saude-mental-e-o-humor/

Recent Posts

Dicas de livros para dar de presente neste Natal

%%excerpt%% Os presentes de Natal geralmente são escolhidos com muito carinho e atenção, afinal, quem…

4 meses ago

Dicas refrescantes: mantenha seus pets felizes no calor!

Dicas refrescantes: mantenha seus pets felizes no calor! Queridos leitores, o verão está chegando e…

4 meses ago

Férias escolares animadas: Dicas para menos telas e mais brincadeiras!

Vamos soltar a imaginação! Férias escolares repletas de diversão e aventuras. Descubra como deixar as…

4 meses ago

Principais Festas Típicas de SC em Outubro: Conheça Quais São!

Outubro é um mês repleto de festividades e celebrações em todo o Brasil, e Santa…

9 meses ago

Fibra de cânhamo: material pode revolucionar a construção civil

Quase 40% das emissões de gases de efeito estufa relacionadas à energia provêm da construção…

12 meses ago

Bike elétrica é projetada para transportar até 8 crianças

Enquanto companhias tentam desenvolver carros autônomos e seguros que dispensam o motorista, a empresa holandesa…

12 meses ago