• ter. mar 26th, 2024

Extrato de jabuticaba criado na Unicamp vira remédio para diabete e colesterol

jun 12, 2019
Compartilhe Boas Notícias

A natureza oferece soluções e remédios por toda parte, e na mais singela e banal fruta pode estar a cura ou uma bela ajuda para doenças complexas para a saúde humana.

Um extrato retirado da casca da jabuticaba será transformado em remédio e comercializado, a partir de pesquisa realizada por cientistas da Unicamp. O medicamento irá ser comercializado pela Ruben Extratos, uma empresa que veio da incubadora de empresas da base de tecnologia da Universidade Estadual de Campinas.

Lançado como suplemento alimentar, o produto deve chegar às prateleiras em 2020, como medicamento eficaz pelo controle de peso, prevenção de doenças como aumento do colesterol, multiplicação de células cancerígenas, além de ser capaz de modular o metabolismo hormonal e de glicose. O suplemento da casca da jabuticaba ainda é capaz de auxiliar na prevenção da inflamação da próstata, mas ainda aguarda a permissão de órgãos regulatórios, através de estudos toxicológicos, de embalagem e testes em larga escala.

“O grande diferencial desta tecnologia se baseia no aspecto nutracêutico do produto. Existem medicamentos que combatem a obesidade e câncer de próstata, mas os efeitos colaterais nem sempre são desprezíveis”, disse o professor Mário Maróstica Júnior, pesquisador que participou do desenvolvimento junto com a professor Valéria Alves Quitete. “Nosso extrato, nos estudos realizados em escala laboratorial, mostrou excelente eficácia e não evidenciamos efeitos colaterais,” comentou. A matéria-prima do medicamento ainda utilizará resíduo de indústrias de sucos e geleias.

Fonte: Hypeness

Loading