• ter. mar 26th, 2024

Facebook planeja lançar satélite para levar internet a partes remotas da África em 2016

Compartilhe Boas Notícias

Projeto faz parte da Internet.org, iniciativa promovida pela rede social que busca ampliar acesso à rede.

O Facebook lançará um satélite para fornecer internet de baixo custo em partes remotas do continente africano, segundo anunciou o fundador da rede social, Mark Zuckerberg. Em parceria com a empresa europeia Eutelsat, a empresa espera ter um satélite em órbita em 2016.

Hoje, diversas companhias já fornecem internet por satélite, mas trata-se de um serviço mais caro e inacessível por muitas pessoas de países em desenvolvimento. “Continuaremos a trabalhar para conectar o mundo – mesmo que isso signifique ir além de nosso planeta”, disse Zuckerberg em um post.

Críticas

O projeto é parte da iniciativa Internet.org, que busca ampliar o acesso à rede e vem sendo alvo de críticas em vários países.

Em algumas regiões, especialmente na Índia, algumas companhias se manifestaram contra os planos da empresa, dizendo que isso dará vantagens a ela e seus parceiros no mercados de internet de países em desenvolvimento.

A Internet.org vem testando diferentes formas de prover acesso à internet a um baixo custo em locais de difícil acesso. Recentemente, a companhia disse estar planejando usar drones para conectar lugares assim.

Este projeto mais recente busca adaptar a tecnolgia de satélites já existente.

‘Novas tecnologias’

“No último ano, o Facebook vem explorando meios de usar aeronaves e satélites para enviar o sinal de internet para estas comunidades pelo ar”, escreveu Zuckerberg. “Para conectar pessoas nestas regiões remotas, a infraestrutura tradicional é com frequência difícil e ineficiente, então, precisamos inventar novas tecnologias.”

Em um comunicado, a Eutelsat disse que os usuários poderão acessar o novo serviço de internet usando aparelhos já disponíveis no mercado.

A previsão é que seja lançado no segundo semestre de 2016.

Loading

Deixe um comentário