Arte

‘Festival Arte como Respiro’ apresenta teatro, dança e circo online

Compartilhe Boas Notícias

Mostra gratuita do Itaú Cultural reúne espetáculos que tratam sobre questões sociais, raciais e de gênero

Atenção, amantes das artes dos palcos! O Itaú Cultural preparou mais um presentão para vocês: um novo “Festival Arte como Respiro – Edição Cênicas”, que exibe online gravações quadros de dança, performances, espetáculos, cenas teatrais e circo.

Crédito: Renato Mangolin/ divulgação
“O Duelo”, com Camila Pitanga e Pascoal da Conceição, é um dos destaques do “Festival Arte Como Respiro”

Desta vez, o público pode conferir 16 trabalhos realizados por grupos do Amazonas, da Bahia, do Distrito Federal, do Maranhão, de Minas Gerais, de Pernambuco, do Rio de Janeiro, de Santa Catarina e de São Paulo.

O festival acontece do dia 2 ao dia 6 de setembro e cada atração fica disponível por 24 horas. Os espetáculos adultos são disponibilizados sempre às 20h e os infantis sempre aos fins de semana, a partir das 15h. Todas as sessões são abertas com a apresentação de uma obra curta.

A curadoria da mostra priorizou trabalhos que discutissem questões sociais, raciais, de gênero e até situações individuais ou coletivas causadas pela suspensão social.

  • O que assistir

Um dos destaques é “Shakespeare Isolado” (BA), da Ato Espelhado Companhia Teatral. Durante a pandemia de covid-19, os atores Cícero Neves e Patrícia Ragazzon experimentam Shakespeare a partir de trechos de algumas de suas peças. Sozinhos em um prédio de seis apartamentos, eles exploram os espaços disponíveis em uma proposta de encenação que se mistura ao cotidiano. O espetáculo fica disponível das 20h do dia 2 às 20h do dia 3 de setembro neste link.

Crédito: Divulgação
“Shakespeare Isolado” é uma experimentação cênica da Ato Espelhado Companhia Teatral

A atriz mineira Lucimélia Aparecida Romão apresenta “Mil Litros de Preto: a Maré Está Cheia”, espetáculo que aborda o extermínio da juventude preta, apontado pelo texto como política-base do Estado para com os negros brasileiros desde a escravidão. Você pode assistir entre às 20h do dia 3 e às 20h do dia 4 de setembro. neste link.

Crédito: Edouard Fraipont/ divulgação
“Mil Litros de Preto” é uma produção mineira

Também tem videoperformance no “Festival Arte Como Respiro”. O ator paulistano Robson Catalunha apresenta “O Híbrido”, obra criada a partir de impressões e sensações vividas por um ser em mutação durante a quarentena. O público pode conferir entre às 20h do dia 4 e às 20h do dia 5 de setembro neste link.

Crédito: Robson Catalunha/ divulgação
“O Híbrido” fala sobre um ser em mutação

No fim de semana, os adultos podem conferir “O Duelo” (SP), adaptação da novela homônima de Tchekhov feita pela Andara Filmes. A direção é de Georgette Fadel e o elenco tem nomes como Camila Pitanga e Pascoal da Conceição.

A história é narrada pelo ponto de vista de diversas personagens que têm o mesmo objetivo: aproveitar da melhor forma os dias que ainda têm para viver. O escritor russo coloca em confronto um funcionário e a sua jovem mulher, um médico militar, um zoólogo de ideias radicais e um diácono dado ao riso. É nesse ambiente que o ódio crescente entre o zoólogo e o funcionário culmina em um duelo. Ficou curiose? O trabalho é exibido neste link entre às 20h do dia 5 e às 20h do dia 6 de setembro.

E a criançada? Os pequenos podem se divertir com o Eduardo Salzane e seu “Circo Valise” (SP). Em um tempo não muito distante, uma misteriosa elefanta encontra um caixeiro viajante e lhe entrega uma pequena mala. Daquele dia em diante, o caixeiro carrega consigo o Circo Valise, mas depois de muitos anos e apresentações uma surpresa o espera. O espetáculo fica disponível entre às 15h do dia 5 e às 15h do dia 6 de setembro neste link.

Crédito: Gabriel Albertini/ divulgação
“Circo Valise” faz a alegria dos pequenos

Outra atração infantil é “O Barquinho Amarelo” (SC), da Associação Eranos – Círculo de Arte. A peça faz uma ponte entre gerações, revelando ao público brincadeiras, imagens e sonoridades da infância no interior, atravessadas por aquilo que é original em todas as crianças de todas as épocas e de todos os lugares – o universo imaginativo. Assista entre às 15h do dia 6 e às 15h do dia 7 de setembro neste link.

Crédito: Kamila Souza/ divulgação
“O Barquinho Amarelo” é uma das atrações infantis do evento

Você confere a programação completa do “Festival Arte Como Respiro – Edição Cênicas” neste site. Está tudo separadinho por dia!

“Festival Arte como Respiro”

O festival reúne parte dos 200 trabalhos que foram contemplados pelos editais do Itaú Cultural, abertos no começo da pandemia de covid-19, em auxílio emergencial aos artistas que tiveram trabalhos suspensos.

Fonte: https://catracalivre.com.br/agenda/festival-arte-como-respiro-teatro-danca-circo-online-itau-cultural/

Se curte nosso conteúdo, considere nos ajudar a manter o nosso trabalho diário no ar e continuar levando boas notícias a todos, através do https://mla.bs/d8cdcb20 😊

#jornaldeboasnoticias #boasnoticias #noticiaboa #goodnews #boasacoes #esperança #bonsexemplos #fazerobem #boanoticia #noticiapositiva

Recent Posts

Dicas de livros para dar de presente neste Natal

%%excerpt%% Os presentes de Natal geralmente são escolhidos com muito carinho e atenção, afinal, quem…

5 meses ago

Dicas refrescantes: mantenha seus pets felizes no calor!

Dicas refrescantes: mantenha seus pets felizes no calor! Queridos leitores, o verão está chegando e…

5 meses ago

Férias escolares animadas: Dicas para menos telas e mais brincadeiras!

Vamos soltar a imaginação! Férias escolares repletas de diversão e aventuras. Descubra como deixar as…

5 meses ago

Principais Festas Típicas de SC em Outubro: Conheça Quais São!

Outubro é um mês repleto de festividades e celebrações em todo o Brasil, e Santa…

10 meses ago

Fibra de cânhamo: material pode revolucionar a construção civil

Quase 40% das emissões de gases de efeito estufa relacionadas à energia provêm da construção…

1 ano ago

Bike elétrica é projetada para transportar até 8 crianças

Enquanto companhias tentam desenvolver carros autônomos e seguros que dispensam o motorista, a empresa holandesa…

1 ano ago