Flauta de 9000 anos de idade encontrada na China

Compartilhe Boas Notícias

A flauta do período neolítico descoberta na província de Hena, na China. Estima-se que tenha 9.000 anos de idade e é feita de osso. (asgitner via wikimedia commons)

Arqueólogos chineses descobriram seis flautas do período neolítico que, de acordo com testes de carbono, têm cerca de 9.000 anos de idade. Apesar da idade dos artefatos, estão em bom estado de conservação. As flautas foram feitas de ossos de Grou da Manchúria – uma ave – e têm de 5 a 8 furos. Foram descobertas em Jiahu, uma região central da província de Henan. Algumas das flautas ainda funcionam perfeitamente.

As seis flautas feitas de ossos. São do período neolítico. Estima-se que tenham cerca de 9.000 anos de idade (Internet)

O que é interessante é que a música tocada nessa antiga flauta de sete furos corresponde a uma escala de tons extremamente semelhante à escala de oito notas usada atualmente. Embora isso pareça um pequeno detalhe, é uma descoberta importante e, ao mesmo tempo, surpreendente. As notas musicais e a escala de tons que usamos atualmente tem uma harmonia bem específica e são baseadas em complexas propriedades acústicas. Teria sido mera coincidência que as pessoas de povos antigos que inventaram essas flautas há mais de 9.000 anos fossem capazes de chegar a escalas musicais que requerem avançados conhecimentos de complexas propriedades acústicas? Seria mero acaso?

Flautas antigas não nenhuma novidade. Em 2008, em uma caverna na Alemanha, foi descoberta a ‘Hohle Fels Flute’, uma flauta de cinco furos feita de osso de asa de abutre. Tem mais de 40.000 anos. Nessa mesma caverna foi encontrada a mais antiga estatueta de Vênus, que remonta 35.000 a 40.000 anos.

A existência desses antigos artefatos são realmente surpreendentes e podem nos fazer perguntar “como” e “por quê”. A maioria das pessoas acredita que os povos antigos eram primitivos e selvagens, que viviam como animais. É difícil imaginar que os povos antigos tocavam música da mesma forma que fazemos agora, a menos, é claro, que o que sabemos sobre eles e suas “vidas primitivas” esteja totalmente errado – algo que muitos estudos já começaram a descobrir e a provar.

A área do Vale Central do Rio Amarelo, na região central de Henan, é um tesouro arqueológico e, ainda que apenas 5% de seu sitio arqueológico já tenha sido escavado, milhares de artefatos, casas, vaso de cerâmica e muitas outras coisas já foram descobertas lá.

Você pode ouvir a música tocada nesse antigo instrumento de 9.000 anos de idade aqui.

Republicado com permissão de Ancient Origins. Leia a materia original.

Fonte: http://www.epochtimes.com.br/

Recent Posts

Dicas de livros para dar de presente neste Natal

%%excerpt%% Os presentes de Natal geralmente são escolhidos com muito carinho e atenção, afinal, quem…

5 meses ago

Dicas refrescantes: mantenha seus pets felizes no calor!

Dicas refrescantes: mantenha seus pets felizes no calor! Queridos leitores, o verão está chegando e…

5 meses ago

Férias escolares animadas: Dicas para menos telas e mais brincadeiras!

Vamos soltar a imaginação! Férias escolares repletas de diversão e aventuras. Descubra como deixar as…

5 meses ago

Principais Festas Típicas de SC em Outubro: Conheça Quais São!

Outubro é um mês repleto de festividades e celebrações em todo o Brasil, e Santa…

10 meses ago

Fibra de cânhamo: material pode revolucionar a construção civil

Quase 40% das emissões de gases de efeito estufa relacionadas à energia provêm da construção…

1 ano ago

Bike elétrica é projetada para transportar até 8 crianças

Enquanto companhias tentam desenvolver carros autônomos e seguros que dispensam o motorista, a empresa holandesa…

1 ano ago