• ter. mar 12th, 2024

‘Foi um milagre’, diz avó de crianças resgatadas de escombros de terremoto na Itália

ago 23, 2017
Compartilhe Boas Notícias

Ciro, 11 anos, Mathias, 7 anos, e Pasquale, 7 meses, foram salvos pelos bombeiros de baixo dos escombros da casa onde moravam, que desabou por causa do tremor.

O terremoto de magnitude 4,0 que atingiu na noite da ultima segunda-feira (22) a ilha de Ísquia (Ischia) provocou o colapso de sete edifícios na cidade de Casamicciola, habitados por várias famílias. Uma mulher morreu após ser atingida por destroços de uma igreja e outra foi encontrada morta debaixo dos escombros de sua casa.

Entretanto, os bombeiros italianos conseguiram resgatar três irmãos das ruínas da casa onde moravam. Pasquale de 7 meses, Mattias, de 7 anos, e Ciro, de 11 anos, ficaram por mais de 16 horas de baixo dos escombros e conseguiram se salvar somente porque ficaram embaixo de uma cama, protegendo-se do colapso das paredes.

“Não sei como descrever tudo isso senão como um milagre, estávamos todos mortos e nascemos de novo”, declarou à imprensa local Erasma De Simone, a avó das três crianças salvas dos escombros. Ela contou que o irmão mais velho “foi corajoso e cuidou dos outros irmãos” enquanto os bombeiros operavam no meio dos destroços para resgatá-los.

“Tivemos que abrir um caminho no meio de pisos e colunas de concreto, que precisaram serem removidos peça por peça para criar pequenas aberturas”, informou à imprensa local o chefe dos bombeiros locais, Luca Cari. Depois que os bombeiros tiraram dos escombros o último irmão, Ciro, ele abraçou os outros dois.

“Foi Ciro que salvou os irmãozinhos”, conta o chefe da polícia local, Andrea Gentile, contando como o irmão mais velho empurrou para debaixo da cama os outros dois irmãos no momento do terremoto, e se manteve lúcido durante todo o período, até que os bombeiros os resgatassem. Usando uma vassoura ele bateu contra os escombros para fazer barulho e chamar os bombeiros.

“É um milagre que as três crianças resgatadas dos escombros estejam bem”, declarou Virginia Scafarto, médica do hospital Rizzoli de Ísquia. Ciro sofreu algumas pequenas feridas e a fratura de um osso do pé direito, além de escoriações no resto do corpo. O irmão Mattias teve um leve traumatismo craniano, traumas na clavícula e no braço esquerdo, além de escoriações múltiplas no peito. Os três irmãos receberão alta do hospital na próxima quarta-feira.

Perto dos escombros da casa dos três irmãos, no hospital da cidade de Casamicciola, durante o terremoto, nasceu uma menina chamada Sofia. A bebê está bem e se tornou o símbolo da esperança após o tremor que sacudiu a ilha turística.

Fonte: G1

Loading