• ter. abr 16th, 2024

“Foz do Iguaçu é um exemplo de turismo no Brasil”, afirma o presidente da Embratur

Compartilhe Boas Notícias

Presidente da Embratur participou da abertura do Festival de Turismo das Cataratas e destacou potencial de Foz

Na noite dessa quarta-feira (17), o presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Vinicius Lummertz, participou da abertura da 10ª edição do Festival de Turismo das Cataratas. Na ocasião, ele destacou o exemplo de Foz do Iguaçu como sucesso de destino turístico e detentora do primeiro lugar no índice de competitividade turística. O executivo reforçou ainda a importância da parceria público-privada para transformar uma cidade em um dos principais atrativos do país e da América do Sul.

“Foz do Iguaçu é um exemplo de turismo nesse país. Ela prova que precisamos pensar formas novas, em parceria com o mercado, a exemplo do que é feito entre a cidade e a Usina de Itaipu. Foz é um destino aberto a concessões e PPPs, por isso é esse sucesso”, defendeu ele. Uma das atrações do local, a hidrelétrica de Itaipu recebe cerca de 860 mil visitantes por ano.

Lummertz reforçou ainda que o Brasil não pode ser a 102ª economia mais fechada do mundo como mostram os dados do Fórum Econômico Mundial. “O Brasil tem a nona maior economia do turismo no mundo, e o potencial turístico que o Brasil apresenta para daqui 20 ou 30 anos é o mesmo que a agricultura representou para o Brasil 20 ou 30 anos atrás. Não devemos nos preocupar com a conjuntura, e sim com a estrutura”, afirmou.

Para ele, a série de transformações vividas pela cidade paranaense desde que se começou a construir a hidrelétrica de Itaipu é um bom exemplo da necessidade de se abrir a economia do turismo no País. “A usina investe em estudos para transformar a cidade e atrair novos e melhores empreendimentos. Na reunião de ministros do Mercosul vimos pela primeira vez o projeto Beira Foz, construído com a consultoria internacional da Arup e que vai revolucionar o futuro de Foz”, destacou. Outra parceria com o setor privado elogiada pelo presidente foi a concessão do Marco das Três Fronteiras a empresa Cataratas do Iguaçu S.A.

O termo de concessão foi assinado durante a abertura do evento como comemoração do centenário do município de Foz do Iguaçu. “Estamos abrindo um novo ciclo de crescimento e integração da Tríplice Fronteira para os novos 100 anos. Será um novo marco da história. É a valorização da nossa história, oportunizando o desenvolvimento do turismo. Estamos realizando ações estratégicas para que problemas se transformem em soluções de desenvolvimento com geração de emprego e renda. Sem dúvida este será um dos melhores atrativos turístico do Brasil”, explicou o prefeito de Foz do Iguaçu, Reni Pereira.

O novo empreendimento ganhará o nome de Complexo Turístico Espaço das Américas e resgatará os aspectos históricos e culturais da região. A nova área ganhará uma vila de entretenimento inspirada nas Missões Jesuíticas, instalações cenográficas e arquitetura dos antigos povoados indígenas.

Festival das Cataratas

A abertura do Festival de Turismo das Cataratas, contou com a presença do ministro do Turismo do Brasil, Henrique Ales; da ministra do Turismo do Paraguai, Marcela Bacigalupo; e das maiores autoridades de turismo do Brasil e do Mercosul.

A Feira se encerra amanhã (19) e terá inovações como a exposição de produtos e serviços para hotelaria, motelaria e gastronomia e o Salão MICE Cataratas, um encontro voltado para organizadores de eventos, fornecedores de espaços, entidades, agências especializadas, na logística de eventos.

Fonte: Embratur

Loading

Deixe um comentário