Educação

Fundação oferece auxílio financeiro para alunos de universidades públicas

Compartilhe Boas Notícias

A Fundação Estudar está com inscrições abertas para o processo seletivo de bolsas de estudo destinados a estudantes de universidades públicas.

Os selecionados recebem auxílio financeiro para despesas como mobilidade, aluguel, material didático e alimentação, além de mentoria e acesso a eventos exclusivos.

Os interessados em participar do Programa de Líderes, que completa 30 anos em 2021, têm até o dia 5 de abril para se inscreverem no site Fundação Estudar.

A ação também tem como objetivo oferecer todo o suporte necessário para que os novos talentos possam gerar transformação e impacto em suas áreas de atuação.

Do total de ex-bolsistas que tiveram ajuda da organização desde 1991 para estudar em instituições públicas, aproximadamente 55% solicitaram bolsa para estudar na USP (Universidade de São Paulo). É o caso de Victoria Dandara Toth Rossi Amorim. Líder da turma de 2019, a estudante é a primeira mulher trans a cursar Direito do Largo São Francisco. O sonho dela é se tornar ministra da Justiça.

A área de biológicas é onde está a maior parte (23,6%) do total de beneficiados de universidades públicas pelo Programa Líderes Estudar. Entre eles está José Wallison Souza do Nascimento, morador do Complexo da Maré, na zona norte do Rio de Janeiro. Estudante de medicina da UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), o bolsista é líder da turma de 2020.

“É importante que todos esses jovens de universidades públicas com o perfil de liderança e a inquietude tenham o apoio necessário para desenvolver projetos transformadores em suas realidades de vida”, diz Anamaíra Spaggiari, diretora-executiva da organização.

Os custos para concluir uma graduação, mesmo em universidades públicas, pode ser muito alto e inclui despesas como moradia, transporte, alimentação e livros.

O valor das bolsas do Programa de Líderes é parcial e definido de acordo com o perfil acadêmico do candidato, a duração e o local do curso, além de sua condição familiar, profissional e socioeconômica. Caso os interessados não tenham condições financeiras de pagar a taxa de inscrição, eles podem solicitar a isenção.

Inscriçõeshttp://bit.ly/2MvfeyR.
Taxas: R$ 75 para inscrição nos programas de graduação e intercâmbio, e R$ 150 para programas de pós-graduação.
Isenção: Jovens que não tiverem condições financeiras de arcar com o valor da taxa podem solicitar a isenção, comprovando a necessidade.
Tipos de bolsa: Graduação completa no Brasil; Intercâmbio acadêmico de Graduação ou duplo diploma; Graduação completa no exterior ou Pós-graduação no exterior.
Prazo das inscrições: 5/04

Fonte: https://catracalivre.com.br/educacao/fundacao-oferece-auxilio-financeiro-para-alunos-de-universidades-publicas/

Recent Posts

Dicas de livros para dar de presente neste Natal

%%excerpt%% Os presentes de Natal geralmente são escolhidos com muito carinho e atenção, afinal, quem…

4 meses ago

Dicas refrescantes: mantenha seus pets felizes no calor!

Dicas refrescantes: mantenha seus pets felizes no calor! Queridos leitores, o verão está chegando e…

4 meses ago

Férias escolares animadas: Dicas para menos telas e mais brincadeiras!

Vamos soltar a imaginação! Férias escolares repletas de diversão e aventuras. Descubra como deixar as…

4 meses ago

Principais Festas Típicas de SC em Outubro: Conheça Quais São!

Outubro é um mês repleto de festividades e celebrações em todo o Brasil, e Santa…

9 meses ago

Fibra de cânhamo: material pode revolucionar a construção civil

Quase 40% das emissões de gases de efeito estufa relacionadas à energia provêm da construção…

12 meses ago

Bike elétrica é projetada para transportar até 8 crianças

Enquanto companhias tentam desenvolver carros autônomos e seguros que dispensam o motorista, a empresa holandesa…

12 meses ago