• ter. mar 12th, 2024

Garota com doença rara ganha festa de 15 anos surpresa de PMs: ‘Sonho’

jun 1, 2016 #ajuda, #debutante, #doença, #festa
Compartilhe Boas Notícias

Moradora de Praia Grande tem doença raríssima que afeta toda a pele.
Policiais se comoveram com a história e fizeram uma grande surpresa.

Pai entrega anel de 15 anos à filha Nayara em festa especial (Foto: Orion Pires/G1)

Uma garota de Praia Grande, no litoral de São Paulo, viveu, na noite desta terça-feira (31), um verdadeiro conto de fadas. Por alguns instantes, a jovem Nayara Caroline Mattos pode esquecer as dificuldades que enfrenta diariamente por causa de uma raríssima doença que a impossibilita de ter uma vida normal como a maioria das crianças e, simplesmente, festejar. Rodeada de amigos e familiares, a ‘menina sonhadora’, como se define, ganhou de presente uma noite especial promovida por um grupo de policiais militares.

Nayara dançou com cadete da academia do BarroBranco (Foto: Orion Pires/G1)

O aniversário de 15 anos foi comemorado em grande estilo em um buffet da cidade com direito à tapete vermelho e valsa com cadetes da academia da PM do Barro Branco. O espaço foi cedido gratuitamente. A festa só foi possível graças a uma ação conjunta entre os PMs e mais de 20 voluntários, entre empresas e colaboradores, que ajudaram a realizar o sonho da menina.

A intenção de todos era uma só: deixar Nayara feliz. Isso porque a garota possui uma doença rara chamada xeroderma pigmentoso. Trata-se de uma mutação genética que gera hipersensibilidade à luz e deixa os pacientes mais suscetíveis ao câncer de pele que as demais pessoas.

Por conta da doença, a menina é privada de atividades simples, como ir à escola ou brincar na rua com os amigos. A radiação solar provoca no DNA das células da pele lesões degenerativas, como sardas, manchas e câncer de pele, sem contar um acelerado processo de fotoenvelhecimento.

Soldado Angela foi uma das idalizadoras da festa para garota (Foto: Orion Pires/G1)

Projeto social
A história da jovem só ficou conhecida entre os policiais graças a um projeto social da própria PM, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).

“Como a Nayara não pode se expor ela já recebe, pelo município, aula em casa três vezes na semana. Desde março nossos professores do Proerd também estão fazendo atividades educativas com ela, então descobrimos que ela tinha esse sonho”, contou o capitão da PM Samuel Robes Loureiro.

Nayara recebeu flores assim que chegou à festa (Foto: Orion Pires/G1)

A soldado Angela Luiza de Oliveira é uma das responsáveis pelo projeto na região e foi uma das primeiras pessoas a conhecer Nayara.

“Ela é uma menina doce e desde o começo demonstrou afeto pelos policiais. Um dia a mãe revelou que ela faria aniversário em maio, então tive a ideia da festa. Como seria tudo surpresa, começamos a mobilizar várias pessoas e até a prova do vestido nós falamos que ela teria que experimentar para ir à festa de uma amiga. Tudo deu certo. Foi uma ação conjunta e quem ganha é a própria comunidade”, destaca.

Nayara ao lado do irmão Leo (Foto: Orion Pires/G1)

Festa de gala
A debutante fez questão de cumprimentar os convidados, um por um. Depois, tirou fotos com os amigos policiais militares, de quem é fã, e com o grupo de cadetes que veio à Praia Grande especialmente para participar da festa. Em seguida, Nayara sentou em uma poltrona branca à espera do anel de debutante. A joia foi colocado no dedo da garota pelo pai.

O pai da jovem, Edson da Silva Mattos, conversou com a equipe do G1 e falou sobre o momento especial que viveu ao lado da filha. “Toda a nossa família está muito emocionada, porque era um sonho dela que nós nem acreditamos que era possível. É mais do que esperávamos, mas ela merece”, disse em tom emocionado durante o evento.

A mãe, Rosangela Sousa Mattos, também não escondeu a satisfação. Para ela, o dia ficará marcado como um verdadeiro conto de fadas. “Nem imaginávamos que era possível algo dessa proporção, até porque a Nayara tem pouco convívio fora de casa por causa da doença, no máximo brinca na calçada bem rapidamente e essa rotina de salão, vestido mudou a auto estima dela”, revelou.

Fonte: http://g1.globo.com/

 

Loading

Deixe um comentário