Bom Exemplo

‘A gente leva amor aos moradores de rua’, diz diretor de ONG

Compartilhe Boas Notícias

Desde 2013, o projeto “Meias do Bem” já entregou 15 mil cobertores feitos a partir de 600 mil pares de meias a moradores de rua de São Paulo.

Quando as lojas e os escritórios fecham as portas, por volta das 18h, o centro de São Paulo começa a ser tomado por centenas de pessoas em busca de espaço para dormir. Ao anoitecer, os moradores em situação de rua chegam com seus pertences – carroças, cobertores e papelões para forrar o chão – e ocupam parte das calçadas da região.

A rotina se repete durante todo o ano, mas é ainda mais complicada com a chegada do inverno na capital paulista, o que coloca esse grupo em situação de risco por causa das baixas temperaturas.

Os estados de atenção e alerta nesses casos são decretados pela Defesa Civil com base nos dados meteorológicos do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) – o primeiro quando a sensação térmica em São Paulo oscila entre 10°C e 13°C e o segundo quando a sensação é inferior a 10°C.

“Eu já passei por uma dificuldade no inverno que marcou a minha vida. Um dia dormi em um parque em Carapicuíba e tive que derrubar duas tábuas do campo para poder fazer uma fogueira e me sustentar do frio. Foi a parte que mais doeu em mim”, relata o morador de rua Hugo Adriano, de 34 anos.

Foi com a missão de resgatar a autoestima das pessoas em situação de rua e para possibilitar sua reinserção social que surgiu a ONG Anjos da Noite em 1989. De acordo com Kaká Ferreira, presidente da instituição, os voluntários utilizam o alimento e as doações de roupas para poder chegar até eles e estabelecer um diálogo. “Mas a gente leva muito mais do que isso. A gente leva amor.”

Todos os sábados, a instituição atende, em média, 800 pessoas. “Por incrível pareça, a coisa que eles mais pedem na rua é água. Onde você acha uma torneira para beber água na cidade? Em lugar nenhum”, conta Ferreira. “A alegria com que eles nos recebem, a serenidade e o senso de gratidão é uma lição de vida para todos nós.”

Em todos esses anos de trabalho, o presidente da ONG afirma que aprendeu que ninguém é melhor do que ninguém, e que as pessoas não são aquela condição, elas estão naquela condição. “Fale um bom dia para um morador de rua quando ele vier perto de você. Faça ele se sentir ouvido. Às vezes ele só quer isso”, finaliza.

‘Meias do Bem’

Um dos projetos com que o Anjos da Noite tem parceria é o Meias do Bem, criado em 2013. A iniciativa sustentável transforma meias usadas em cobertores para aquecer as pessoas que mais precisam durante os meses mais frios do ano. “A galera que distribui os cobertores para nós é uma bênção”, diz o morador de rua Hugo Adriano.

Desde o início da ação, já foram mais de 600 mil pares de meias usadas coletadas – cerca de 15 toneladas –, que foram reciclados e transformados em 15 mil cobertores, entregues em conjunto com outros 15 mil pares de meias novos. O projeto conta com o apoio de 129 ONGs, que atuam na distribuição do material.

A contribuição do Meias do Bem vai muito além de ajudar o próximo: também é benéfica para a sociedade. Cada par de meias reciclado economiza cerca de 75 litros de água e 66 BTU’s de energia, evitando o uso de 45 milhões de litros de água e 39,6 milhões de BTU’s.

Veja como ajudar aqui.

Fonte: Catraca Livre

Recent Posts

Dicas de livros para dar de presente neste Natal

%%excerpt%% Os presentes de Natal geralmente são escolhidos com muito carinho e atenção, afinal, quem…

4 meses ago

Dicas refrescantes: mantenha seus pets felizes no calor!

Dicas refrescantes: mantenha seus pets felizes no calor! Queridos leitores, o verão está chegando e…

4 meses ago

Férias escolares animadas: Dicas para menos telas e mais brincadeiras!

Vamos soltar a imaginação! Férias escolares repletas de diversão e aventuras. Descubra como deixar as…

4 meses ago

Principais Festas Típicas de SC em Outubro: Conheça Quais São!

Outubro é um mês repleto de festividades e celebrações em todo o Brasil, e Santa…

10 meses ago

Fibra de cânhamo: material pode revolucionar a construção civil

Quase 40% das emissões de gases de efeito estufa relacionadas à energia provêm da construção…

1 ano ago

Bike elétrica é projetada para transportar até 8 crianças

Enquanto companhias tentam desenvolver carros autônomos e seguros que dispensam o motorista, a empresa holandesa…

1 ano ago