Vida Animal

Greenpeace Brasil oferece bolsas de estudo para projetos na área de biodiversidade da Amazônia

Compartilhe Boas Notícias

O Programa “Tatiana de Carvalho” de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade da Amazônia tem prazo de inscrição até 13 de março

O Greenpeace Brasil lança hoje um edital para concessão de bolsas de mestrado e apoio para trabalho de campo para estudantes de pós-graduação com projetos nas áreas de Botânica e Zoologia ligados a Programas de Pós-graduação de Instituições Públicas de Ensino e Pesquisa sediadas no Brasil, dentro do Bioma Amazônia. Pesquisadores interessados têm até o dia 13 de março para fazer a inscrição. 

O programa intitulado “Tatiana de Carvalho” de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade da Amazônia vai selecionar propostas para o desenvolvimento de pesquisas relativas à identificação e descrição da biodiversidade amazônica, particularmente em áreas sob pressão de desmatamento, queimadas e estradas. “Estamos perdendo mais e mais florestas sem sequer conhecer tudo o está lá. Além de zerar o desmatamento, é preciso priorizar a pesquisa científica visando o conhecimento da biodiversidade amazônica. A iniciativa tem como objetivo apoiar e divulgar a pesquisa científica voltada ao conhecimento da biodiversidade Amazônia e as descobertas de novas espécies”, afirma Cristiane Mazzetti, da campanha de Amazônia do Greenpeace. 

O lançamento deste edital ocorre num momento muito importante: 2020 é um ano decisivo para a emergência climática e a perda de biodiversidade. Em meio a essa crise, o Greenpeace considera fundamental fortalecer a proteção da biodiversidade e garantir esforços para atingir o desmatamento zero, pois é com a floresta em pé que podemos mitigar os impactos das mudanças climáticas e garantir o habitat das espécies.

O programa tem duas fontes de inspiração: o trabalho de centenas de pesquisadores, técnicos, mateiros, e outros que se entregam de corpo e alma ao trabalho de revelar a biodiversidade contida nas florestas e também a ativista ambiental Tatiana de Carvalho, ativista do Greenpeace Brasil que dedicou sua vida à conservação da Amazônia. 

“Apoiar pesquisadores na identificação e descrição de espécies neste momento de crise da ciência, do clima e da biodiversidade, é também contribuir para a conservação deste bioma e assegurar os serviços ambientais como o equilíbrio climático regional e global. Somente as pesquisas realizadas no Museu Goeldi, no Pará, identificaram 606 novas espécies nos últimos vinte anos (2000-2019), se houvesse mais incentivos, imaginem quantas outras espécies já seriam conhecidas, no entanto a ciência também tem sido enfraquecida pelo governo”, completa Cristiane. 

Edital:http://www.greenpeace.org.br/biodiversidade-amazonia
Prazo de inscrições: 13 de fevereiro a 13 de março de 2020. 
Anúncio dos contemplados: 15 de abril de 2020. 

O Greenpeace estará à disposição para dúvidas e demais orientações a respeito deste edital através do e-mail: programa.br@greenpeace.org

Assessoria de Imprensa
imprensa.br@greenpeace.org
Telefones: 11 3035-1167 / 11 97252-6867

Fonte: Greenpeace

Recent Posts

Dicas de livros para dar de presente neste Natal

%%excerpt%% Os presentes de Natal geralmente são escolhidos com muito carinho e atenção, afinal, quem…

4 meses ago

Dicas refrescantes: mantenha seus pets felizes no calor!

Dicas refrescantes: mantenha seus pets felizes no calor! Queridos leitores, o verão está chegando e…

4 meses ago

Férias escolares animadas: Dicas para menos telas e mais brincadeiras!

Vamos soltar a imaginação! Férias escolares repletas de diversão e aventuras. Descubra como deixar as…

4 meses ago

Principais Festas Típicas de SC em Outubro: Conheça Quais São!

Outubro é um mês repleto de festividades e celebrações em todo o Brasil, e Santa…

9 meses ago

Fibra de cânhamo: material pode revolucionar a construção civil

Quase 40% das emissões de gases de efeito estufa relacionadas à energia provêm da construção…

12 meses ago

Bike elétrica é projetada para transportar até 8 crianças

Enquanto companhias tentam desenvolver carros autônomos e seguros que dispensam o motorista, a empresa holandesa…

12 meses ago