Bom Exemplo

Grupo de voluntários serve refeições para moradores de rua da Capital

Compartilhe Boas Notícias

Há três anos grupo se divide em ações em cinco locais de Porto Alegre.

Dignidade em forma de refeição. É o que um grupo de voluntários de Porto Alegre oferece cada vez que se reúne para dar comida a moradores de rua. Há três anos, os Cozinheiros do Bem levam o prazer de uma refeição gostosa para quem vive sem saber quando terá sua fome saciada.

As ações se revezam durante a semana entre o Viaduto do Obirici, no Bairro Passo D’Areia, Viaduto Dom Pedro I, no Menino Deus, no Largo da Epatur, na Cidade Baixa, no Viaduto da Conceição, no Centro, e em frente à Arena do Grêmio, no Humaitá. A iniciativa, que não tem ligação com igrejas ou partidos políticos, possui 300 voluntários.

Os almoços são organizados em grupos de WhatsApp e os alimentos são doados pela comunidade e pelos próprios voluntários. Todos os itens necessários para cada refeição são tabulados em planilhas. Cada ação precisa de quase 30 pessoas envolvidas e chegam a ser servidos 2 mil almoços. Os voluntários montam a estrutura a cada ação e trazem parte da refeição pronta, outra parte é finalizada no local.

Entre as premissas básicas estão que o alimento precisa ser gostoso, deve ser servido quente e em abundância. Todo o processo tem uma higiene rigorosa: quem manuseia a comida precisa usar luva e touca.

– Se a comida não estiver boa, a gente não serve. É como se fizéssemos para nós – afirma a ensina a técnica de patologia Iura Ramos, 49 anos.

Para quem precisar

No final da manhã de domingo, a ação ocorria simultaneamente no Viaduto Dom Pedro I e no Viaduto Obirici, onde o Diário Gaúcho acompanhou a distribuição de quentinhas. Antes do almoço – os moradores aguardavam na fila desde às 11h –, ganharam chocolate quente, bananas e receberam agasalhos. O almoço foi servido por volta das 12h30 e tinha arroz, feijão, carne com molho, massa, maionese de batata, ovos, pão, sobremesa e suco. Ao entregar cada marmita, os voluntários reforçam que a repetição é livre.

– A gente não distingue ninguém. Da forma como eles chegam aqui, são atendidos por nós. Não interessa se está bêbado ou sob efeito de alguma droga, a única regra para comer é entrar na fila. E o retorno deles é maravilhoso. Eles nos agradecem muito, mas eu sinto que isso faz mais bem para nós mesmos do que pra eles – afirma uma das organizadoras da iniciativa, a gerente comercial Patrícia Stein, 45 anos.

O projeto foi idealizado pelo marido de Patrícia, o chefe de cozinha Julio Rita. A iniciativa, de tão consolidada, tem servido de inspiração para outras cidades. Em Santa Maria, a projeto já é reproduzido por voluntários de lá.

Exercício de empatia

Toda a ação é um exercício de empatia. Além de servir comida, o voluntário ouve, ajuda e, se precisar, também aconselha:

– Nós sabemos o valor de uma comida gostosa e quentinha. Queremos que eles também tenham isso. A gente entende que, de barriga cheia, a pessoa vai pensar duas vezes antes de fazer algo errado. Pode parecer pouco, mas é uma sementinha que a gente planta – ensina a dona de casa Helenita Silva, 67 anos.

Na manhã deste domingo, estudantes do Colégio Romano Senhor Bom Jesus foram conhecer o projeto para um trabalho da disciplina de Sociologia. Gabriel Pinto Martins, 17 anos, e Gabriel Silva Guimarães dos Santos, 16, se ofereceram para ajudar a organizar a fila, nem sempre uma tarefa fácil:

– Cheguei e fiquei surpreso com toda essa interação. Isso é algo completamente distante da nossa realidade. É bom ver pessoas de tão bom coração fazendo tanto pelos outros – avalia Gabriel Pinto.

– Cada pessoa aqui tem uma história de vida diferente, todos merecem atenção – afirma Gabriel Silva.

A percepção do dia de voluntariado dos jovens é justamente o efeito que a iniciativa quer causar.

– A gente entende que nós somos privilegiados e precisamos ajudar quem não tem. Isso é um compromisso – diz Patrícia.

Muito além da comida

O almoço gostoso e o sorriso dos voluntários fazem quem está na fila se sentir especial:

– Aqui a comida é boa e as pessoas são maravilhosas. Está vendo esse clima bom? É sempre assim. Me sinto bem aqui _ conta o morador de rua Jeferson Silveira da Rosa, 47 anos.

Enquanto a fila anda, outros voluntários recebem quem reclama de frio. Em alguns casos, o prato de comida vem acompanhado de uma meia nos pés, um calçado e um cachecol.

– Venho sempre aos domingos. Aqui também ganho carinho e atenção, me sinto querida, eles cuidam de nós – avalia Lisandra Costa, 37 anos.

A ação contagia quem passa e vê tanta gente empenhada em atender o próximo:

– No sábado chegou uma hora que acabou a comida e chegou uma pessoa com duas panelas enormes de carreteiro. Aquilo foi tão maravilhoso. Quanto mais comida chegar pronta, mais nos ajuda – lembra Patrícia.

Onde e quando
As ações acontecem nos seguintes dias e horários:
– Largo da Epatur: terças-feiras, a partir das 20h
– Arena do Grêmio: quintas-feiras, a partir das 20h
– Viaduto da Conceição: sábados, a partir das 10h
– Viaduto Dom Pedro I e Viaduto Obirici: domingos, a partir das 10h

Quer ser voluntário ou ajudar com doações?
WhatsApp: (51) 984480325 (51) 998532190

Fonte: GZH

Recent Posts

Dicas de livros para dar de presente neste Natal

%%excerpt%% Os presentes de Natal geralmente são escolhidos com muito carinho e atenção, afinal, quem…

4 meses ago

Dicas refrescantes: mantenha seus pets felizes no calor!

Dicas refrescantes: mantenha seus pets felizes no calor! Queridos leitores, o verão está chegando e…

4 meses ago

Férias escolares animadas: Dicas para menos telas e mais brincadeiras!

Vamos soltar a imaginação! Férias escolares repletas de diversão e aventuras. Descubra como deixar as…

4 meses ago

Principais Festas Típicas de SC em Outubro: Conheça Quais São!

Outubro é um mês repleto de festividades e celebrações em todo o Brasil, e Santa…

9 meses ago

Fibra de cânhamo: material pode revolucionar a construção civil

Quase 40% das emissões de gases de efeito estufa relacionadas à energia provêm da construção…

12 meses ago

Bike elétrica é projetada para transportar até 8 crianças

Enquanto companhias tentam desenvolver carros autônomos e seguros que dispensam o motorista, a empresa holandesa…

12 meses ago