• ter. abr 16th, 2024

Homem com tetraplegia volta a andar com exoesqueleto comandado por seu cérebro

out 10, 2019
Compartilhe Boas Notícias

Quatro anos atrás, depois de sofrer uma queda de 12 metros de altura da varanda de uma boate na sua cidade natal de Lyon, na França, um jovem conhecido como Thibault ouviu dos médicos um dos mais temido dos diagnósticos em casos como o seu: tetraplegia.

Aos 24 anos, Thibault havia perdido os movimentos do pescoço para baixo, e a situação era então permanente. Um avanço científico, ainda em ponto experimental, contornou, no entanto, tal diagnóstico e, aos 28 anos, ele efetivamente voltou a andar.

O feito foi alcançado através do uso de um exoesqueleto, uma espécie de estrutura externa acoplada ao corpo de Thibault e comandada efetivamente por sua mente – já que o cérebro segue capaz de gerar tais comandos de movimento. Através dos membros robóticos, o jovem francês conseguiu mover os braços, andar e parar com autonomia, utilizando a armadura montada no teto para se equilibrar.

O sistema de registrar e codificar os sinais cerebrais para transforma-los em movimentos através do exoesqueleto vem sendo desenvolvido há alguns anos na Universidade de Grenoble e no centro de pesquisa Clinatec e CEA, na França e, apesar do incrível resultado positivo, o estudo encontra-se ainda em processo de experimento – sua aplicação clinica geral ainda depende de alguns anos de pesquisa e desenvolvimento.

Fonte: Hypeness

Loading