• ter. abr 16th, 2024

hospital deciciu cultivar alimentos frescos e oferecer a pacientes de baixa renda

set 24, 2019
Compartilhe Boas Notícias

Apesar dos constantes avanços da medicina, nunca ficou tão claro que a melhor maneira de prevenir doenças é levando uma vida saudável.

E levar uma vida saudável não diz respeito apenas a praticar exercícios frequentemente, mas sobretudo ao que comemos. Quanto menos agrotóxicos e itens industrializados ingerirmos, mais longe ficaremos dos remédios.

Por isso, o hospital Boston Medical Center  – em Massachusetts, Estados Unidos, passou a cultivar uma horta para oferecer alimentos frescos e orgânicos a pacientes de baixa renda.

A iniciativa vem sendo implementada através do programa Preventive Food Pantry (Despensa Preventiva de Alimentos), que tem como principal objetivo mostrar a importância de uma boa alimentação aos pacientes. Neste hospital, alimentos nutritivos são parte dos cuidados médicos e todo o alimento produzido vai para uma despensa que fica à disposição dos pacientes. No telhado do edifício estão sendo produzidos cenouras, tomates, abobrinhas e mais de 25 tipos de hortaliças.

A despensa comunitária também oferece gratuitamente outros alimentos industrializados, com o intuito de oferecer os nutrientes necessários às necessidades de cada paciente. No entanto, para que o doente faça parte do programa o hospital leva em consideração se ele vive em condição de insegurança alimentar. Isto porque, apesar de frutas e legumes frescos serem essenciais para o bom funcionamento do organismo, não podemos esquecer que eles são os itens mais caros do supermercado, portanto de difícil acesso à famílias de baixa renda.

Além de fornecer refeições saudáveis, os alimentos cultivados no centro médico abastecem a lanchonete do local, onde também são realizadas oficinas de jardinagem. A iniciativa surgiu em 2001 e desde então vem fazendo sucesso. Ao oferecer ajuda a quem precisa, criar mais espaço verde e reduzir significativamente o uso de energia, este hospital é a prova de que o papel de uma instituição na área de saúde não deveria ser apenas o de medicar, mas sobretudo prevenir.

Somos o que comemos

Um organismo forte para combater infecções, inflamações, mutações nos genes e todo tipo de doença que venha a tentar se alojar no nosso corpo é resultado de uma vida saudável. Entretanto, se exercitar e tentar se manter o mais longe possível do estresse não é nada se não prestarmos atenção ao que colocamos no prato.

O sistema imunológico precisa de uma boa alimentação e a alimentação saudável, rica em alimentos naturais, coloridos e diversificados é a chave para uma vida mais saudável de dentro para fora. Não se esqueça daquele velho ditado que sua avó costumava lhe dizer: “melhor prevenir do que remediar!”.

Fonte: Hypeness

Loading