• ter. mar 12th, 2024

Hotel sustentável é construído aos pés de geleira na Noruega

fev 27, 2018
Compartilhe Boas Notícias

Em 60 anos, projeto assinado por Snøhetta deve compensar a energia necessária para construí-lo, operá-lo e, eventualmente, demoli-lo.

Aos pés da segunda maior geleira da Noruega, na beira de um cristalino fiorde na costa de Helgeland, ficará o Svart, um hotel surpreendentemente sustentável que deve ser inaugurado em 2021 – e com uma vista de 360º para as paisagens geladas do círculo ártico.

O projeto em formato de anel é assinado pelo escritório Snøhetta em parceria com o Vitar AS e não chama atenção apenas pelo desenho, mas por sua responsabilidade ambiental. Localizado em uma das paisagens mais sensíveis do mundo, o Svart não só será capaz de gerar sua própria energia e utilizar 85% menos energia do que um hotel tradicional, mas promete compensar, em 60 anos, todo o gasto energético necessário para construí-lo, operá-lo e, se eventualmente for necessário, demoli-lo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Baseado em uma estrutura de madeira, inspirada nas tradicionais casas de pescadores locais e uma rede de painéis solares na cobertura o hotel tenta causar o menor impacto possível na natureza ao seu redor – que será, claro, o grande atrativo para os turistas.

“O Svart está localizado no Círculo Polar, onde os dias de verão duram para sempre e as noites de inverno são iluminadas pelas incríveis luzes do Norte”, lembra o site do hotel que não apresenta os valores nem os quartos, mas já divulga atividades como yoga no sol da meia-noite, mergulhos em águas cristalinas (e congelantes), além de expedições para conferir a aurora Boreal.

Na Noruega, Svart significa preto e faz uma homenagem ao azul escuro característico das geleiras locais que cercam o hotel.

Fonte: Casa Vogue

 

Loading