Bom Exemplo

Idosos de asilo de Araraquara produzem brinquedos antigos e levam às escolas: ‘gratificante’

Compartilhe Boas Notícias

Grupo realiza atividade como terapia para preservar a consciência e escolheu visitar colégios onde estudaram para ensinar as brincadeiras às crianças e adolescentes de hoje.

Caminhão de carretel de linha, bola de meia, peteca de palha de milho, cinco marias e macaquinho de madeira. Esses foram alguns dos brinquedos que um grupo de idosos atendidos pelo asilo Lar São Francisco, de Araraquara (SP), produziu para levar às escolas onde estudaram e ensinar crianças e adolescentes novos passatempos longe da tecnologia.

“Foi gratificante, dá até uma dor no coração da gente”, disse Lázaro José Sampaio, de 67 anos.

Acompanhados dos profissionais de terapia ocupacional da entidade, eles pretendem levar a pelo menos seis escolas de educação fundamental e ensino médio da cidade ainda neste ano.

Nostalgia

Tudo começou com a ideia do seu José Antônio Rodrigues, de 81 anos, que foi marceneiro e sempre fez trabalho manual. Ele queria aproveitar o tempo livre para produzir os brinquedos comuns na época de sua infância e contou isso ao grupo de 13 idosos que compartilham a sua rotina.

Em agosto do ano passado, eles fizeram uma lista para relembrar os brinquedos, as músicas e tudo o que costumavam fazer para se divertir quando eram crianças, além de pedir doações dos materiais necessários para a produção dos brinquedos.

“Para fazer o peão a gente precisava de madeira de verdade e hoje não encontra mais para vender, só tem aquelas compensadas. Teve um dia que eu estava fazendo a minha caminhada e vi um sofá jogado num terreno. Fui lá e desparafusei os quatro pés dele. Madeira pura”, contou, orgulhoso.

Terapia

Segundo a terapeuta ocupacional Pamela Cristina Brumatti, um dos desafios foi encontrar as penas grandes para as petecas. O grupo queria que fossem de galinhas, mas ela não conseguia encontrar penas grandes o suficiente para manter o equilíbrio do brinquedo.

“A gente foi no Parque Infantil para achar pena de pomba, mas eram todas pequenininhas e eles queriam grande. O Seu Zé comentou com uma colega nossa que estávamos precisando e, coincidentemente, um gavião morreu eletrocutado na fiação da rua dela”, contou Pamela.

Hoje, o projeto virou uma das atividades de terapia ocupacional para os idosos estimularem e preservarem a consciência sã, além de trabalhar a memória e os movimentos minuciosos.

Fonte: G1

Recent Posts

Dicas de livros para dar de presente neste Natal

%%excerpt%% Os presentes de Natal geralmente são escolhidos com muito carinho e atenção, afinal, quem…

4 meses ago

Dicas refrescantes: mantenha seus pets felizes no calor!

Dicas refrescantes: mantenha seus pets felizes no calor! Queridos leitores, o verão está chegando e…

4 meses ago

Férias escolares animadas: Dicas para menos telas e mais brincadeiras!

Vamos soltar a imaginação! Férias escolares repletas de diversão e aventuras. Descubra como deixar as…

4 meses ago

Principais Festas Típicas de SC em Outubro: Conheça Quais São!

Outubro é um mês repleto de festividades e celebrações em todo o Brasil, e Santa…

10 meses ago

Fibra de cânhamo: material pode revolucionar a construção civil

Quase 40% das emissões de gases de efeito estufa relacionadas à energia provêm da construção…

1 ano ago

Bike elétrica é projetada para transportar até 8 crianças

Enquanto companhias tentam desenvolver carros autônomos e seguros que dispensam o motorista, a empresa holandesa…

1 ano ago