• ter. mar 12th, 2024

iOS 13 é liberado nesta quinta; saiba quais iPhones recebem e como atualizar

set 19, 2019
Compartilhe Boas Notícias

Modo escuro é um dos destaques da atualização do sistema operacional móvel da Apple.

A Apple libera nesta quinta-feira (19) a atualização do seu sistema operacional iOS para os usuários de iPhone e iPod Touch (o iPadOS chega depois, no dia 30).

A atualização está marcada para as 14h (de Brasília).  Podem receber o iOS 13 iPhones a partir do SE. Ou seja, suportam a atualização os iPhones SE, 6S, 6S Plus,7, 7 Plus, 8, 8 Plus, X, XR, XS, XS Max, 11, 11 Pro e 11 Pro Max. O único iPod Touch que pode ser atualizado é o de sétima geração. 

Quando a atualização estiver disponível, o usuário que quiser instala-la deve seguir o seguinte caminho: Ajustas > Atualização de Software. O aparelho deve estar conectado a uma rede wifi e ter bateria suficiente para a atualização.  Após a atualização, é possível que alguns aplicativos ainda não estejam para preparar com o novo sistema.

Em geral, desenvolvedores se antecipam ao lançamento do sistema operacional e já deixam todas as funções de aplicativos prontas, mas, se houver mau funcionamento de algum deles, este pode ser o motivo.

Vale lembrar que alguns detalhes do iOS 13 não saíram exatamente conforme o planejado, e a Apple deve lançar o iOS 13.1, com correções de bugs, no dia 30 deste mês. 

Confira a seguir algumas das novidades do iOS 13:

Modo escuro

A ferramenta de escurecer as telas de aplicativos para uma navegação mais confortável aos olhos (e para otimização de bateria) era muito aguardada pelos usuários – e não à toa. Smartphones com Android Pie já trazem essa função para boa parte dos apps, e espera-se que o Android Q alcance 100% da navegação com essa ferramenta.

Teclado com swipe

Arrastar o dedo para escrever palavras é uma função que já existe há quase 10 anos em apps como o Swiftkey – disponíveis na App Store. Os teclados desenvolvidos pelo Google já traziam isso de forma nativa ao smartphone, mas a Apple só resolveu incorporar a ferramenta para todos os seus usuários, sem a necessidade de baixar outros apps, em 2019.

Mapas com street view e favoritos

A função de visualizar imagens de ruas dentro do app Mapas, nativo do iOS, será implementada primeiramente nos Estados Unidos. É uma função já antiga do Google Maps, ainda favorito dos usuários em geral – mesmo os de iPhone. A Apple também anunciou a inclusão dos Favoritos para o app Mapas, outra que sempre existiu para Google Maps.

IA no app Fotos

O aplicativo de organização de imagens e vídeos do iPhone iá tinha alguns mecanismos de organização para uma experiência dinâmica, mas o iOS 13 terá mais funcionalidades nesse sentido, incluindo uma maneira fácil de fazer montagens com fotos de uma mesma viagem, evento ou temática. Outra ferramenta que o Android já tinha.

Outras mudanças no app da câmera

O aplicativo nativo de câmera dos iPhones terá novas ferramentas de edição de luz, efeitos. Os vídeos também ganham possibilidades de ajustes de imagens. 

Assistente virtual entre apps

A assistente virtual do Google já pode interagir com outros aplicativos no smartphone, colocando uma música para tocar no Spotify por comando de voz, por exemplo. A Siri, que foi lançada antes, ainda não faz nada disso, mas trará essa inteligência no iOS 13.

Fonte: Infomoney

Loading