• ter. abr 16th, 2024

Jovem cria bengala com GPS para auxiliar deficientes visuais

set 6, 2018
Compartilhe Boas Notícias

Depois de conhecer a avó de uma amiga que tinha a visão limitada, a estudante canadense Riya Karumanchi, de 15 anos, teve a ideia de criar uma bengala inteligente para auxiliar deficientes visuais.

“Percebi como as pessoas com deficiências visuais ou auditivas estavam lutando para se locomoverem sozinhas”, contou Karumanchi ao Generation Z. “Eu vi como isso poderia ser frustrante e, a partir disso, pensei em criar um dispositivo de assistência para melhorar suas vidas”.

E foi isso que Karumanchi fez. O primeiro protótipo da “bengala inteligente” conta com um GPS que orienta o usuário através de pequenas vibrações, por exemplo: uma vibração significa esquerda e duas vibrações, direta. Além disso, o dispositivo conta ainda com um sensor ultrassônico de proximidade, para alertar sobre possíveis objetos potencialmente perigosos que podem obstruir o caminho.

Outro ponto positivo da bengala é o “serviço de emergência”. Ela permite ao usuário compartilhar a sua localização, informações pessoais e histórico médico.

De acordo com o Generation Z, Karumanchi pretende ainda instalar uma câmara com inteligência artificial para reconhecer rostos e descrever objetos.

“Acredito que este dispositivo ajudará pessoas que são surdas ou cegas e seus cuidadores também. É importante que eles tenham confiança para viajar sozinhos”, finalizou Karumanchi.

Fonte: BOL

Loading