• ter. mar 12th, 2024

Judoca Rafaela Silva vence racismo, pobreza e conquista medalha de ouro para o Brasil!

Compartilhe Boas Notícias

A carioca Rafaela Silva tem 24 anos e foi a primeira brasileira a conquistar o título mundial de judô.

Mas o sucesso para Rafaela veio com muita luta, sofrimento e vontade de mudar sua trajetória de vida. Ela nasceu na Cidade de Deus, conheceu o judô porque brigava muito na rua. Teve na irmã Raquel, o exemplo para conquistar o mundo com um quimono. Mas quando imaginou que viveria o seu auge, um golpe ilegal, uma eliminação e insultos racistas quase acabaram com sua carreira depois das Olimpíadas de Londres.

Em reportagem ao Globo Esporte ela disse:

“E eu cheguei no quarto, peguei meu celular querendo um amparo, uma ajuda, uma mensagem e só tinha mensagem falando que lugar de macaco era na jaula, não era na olimpíada, que eu era a vergonha pra minha família, então, eu acho que doeu muito.”

Mas, com o suporte da família, dos mentores Flavio Canto e Geraldo Bernardes e da orientadora profissional Nell Salgado, Rafaela não desistiu. Ela deu a volta por cima um ano depois no Mundial do Rio, quando conquistou a medalha de ouro com cinco vitórias em cinco lutas. Uma conquista para colocar o nome dela na história do judô brasileiro e mundial.

“Então eu acho que eu pude provar o que eu queria que era mostrar que eu sou capaz que eles estavam me criticando num momento de derrota mas que eu poderia dar a volta por cima. Um ano antes eu queria desistir do esporte e um ano depois eu me tornei a primeira brasileira campeã mundial de judô.”

E agora ganhou a medalha de ouro para o Brasil, parabéns Rafaela Silva!

Fonte: http://razoesparaacreditar.com/superacao/judoca-rafaela-silva-vence-racismo-pobreza-e-conquista-medalha-de-ouro-para-o-brasil/

Loading