Sustentabilidade

KLM levanta voo de avião futurístico com eficiência energética

Compartilhe Boas Notícias

A companhia aérea KLM se uniu a Universidade de Tecnologia de Delft (TU Delft) para projetar um avião futurístico. Após extensos testes em túnel de vento e em solo, o Flying-V ficou pronto e já levantou seu primeiro voo.

Intitulado pela companhia como a “aeronave do futuro com eficiência energética”, o Flying-V foi bem-sucedido em seu primeiro teste de voo, realizado na Alemanha em agosto.

O experimento foi conduzido por uma equipe de pesquisadores, engenheiros e um piloto de drone da TU Delft. Confira a filmagem do voo abaixo:

“O design se encaixa em nossa iniciativa Fly Responsably, que representa tudo o que estamos fazendo e faremos para melhorar nossa sustentabilidade. Queremos um futuro sustentável para a aviação e a inovação faz parte disso. A KLM está entre as três companhias aéreas mais sustentáveis do mundo no Índice Dow Jones de Sustentabilidade por muitos anos. Queremos continuar a ter esse protagonismo. Portanto, estamos muito orgulhosos de termos conseguido isso juntos em um período de tempo tão curto”, disse Pieter Elbers, presidente e CEO da KLM.

Elbers também destacou a importância de selar parcerias e que é impossível “tornar o setor de aviação mais sustentável sozinho”.

Foto: KLM

Ainda segundo informa a companhia, o objetivo é projetar uma aeronave de longa-distância com grande eficiência energética. “O design da aeronave integra a cabine de passageiros, compartimento de carga e tanques de combustível nas asas, criando um formato em V. Cálculos de computador previram que a forma aerodinâmica aprimorada e o peso inferior da aeronave reduzirão o consumo de combustível em 20% em comparação com as aeronaves mais avançadas de hoje”, diz em comunicado.

Apesar do avanço ainda ser lento, o setor de aviação tem cases interessantes. O mais proeminente deles é, sem dúvidas, o Solar Impulse – avião movido a energia solar que completou a volta ao mundo. Outros projetos buscam encontrar soluções para modelos elétricos.

Foto: KLM

Por outro lado, o uso de biocombustíveis em voos comerciais já é uma realidade. Aliás, o próximo passo da Flying V será inserir combustível sustentável – a companhia não especificou qual tipo será testado.

Fonte: https://ciclovivo.com.br/inovacao/tecnologia/klm-aviao-futuristico-eficiencia-energetica/

Se curte nosso conteúdo, considere nos ajudar a manter o nosso trabalho diário no ar e continuar levando boas notícias a todos, através do https://mla.bs/d8cdcb20 😊

#jornaldeboasnoticias #boasnoticias #noticiaboa #goodnews #boasacoes #esperança #bonsexemplos #fazerobem #boanoticia #noticiapositiva

Recent Posts

Dicas de livros para dar de presente neste Natal

%%excerpt%% Os presentes de Natal geralmente são escolhidos com muito carinho e atenção, afinal, quem…

4 meses ago

Dicas refrescantes: mantenha seus pets felizes no calor!

Dicas refrescantes: mantenha seus pets felizes no calor! Queridos leitores, o verão está chegando e…

4 meses ago

Férias escolares animadas: Dicas para menos telas e mais brincadeiras!

Vamos soltar a imaginação! Férias escolares repletas de diversão e aventuras. Descubra como deixar as…

4 meses ago

Principais Festas Típicas de SC em Outubro: Conheça Quais São!

Outubro é um mês repleto de festividades e celebrações em todo o Brasil, e Santa…

9 meses ago

Fibra de cânhamo: material pode revolucionar a construção civil

Quase 40% das emissões de gases de efeito estufa relacionadas à energia provêm da construção…

12 meses ago

Bike elétrica é projetada para transportar até 8 crianças

Enquanto companhias tentam desenvolver carros autônomos e seguros que dispensam o motorista, a empresa holandesa…

12 meses ago