• ter. abr 23rd, 2024

LEGO Braille Bricks: projeto traz peças customizadas para ajudar no desenvolvimento de crianças com deficiências visuais

abr 26, 2019
Compartilhe Boas Notícias

Peças foram desenvolvidas em colaboração entre as associações da Dinamarca, Brasil, Reino Unido e Noruega, e primeiros protótipos estão rodando nesses mesmos países para testes.

A LEGO Foundation e o Grupo LEGO anunciaram hoje, 24/04, suporte ao LEGO Braille Bricks, projeto pioneiro que ajudará crianças cegas e com baixa visão a aprender Braille de maneira divertida usando peças LEGO customizadas para o Braille.

O projeto foi apresentado durante a Conferência de Marcas Sustentáveis em Paris. O conceito do LEGO Braille Bricks foi primeiramente proposto para a LEGO Foundation em 2011, pela Associação Dinamarquesa, e novamente em 2017, pela Fundação Dorina Nowill para Cegos do Brasil, cuja mobilização“Braille Bricks for All” teve repercussão internacional e possibilitou o acordo para a produção do produto.

Desde então, as peças foram desenvolvidas em colaboração entre as associações da Dinamarca, Brasil, Reino Unido e Noruega, e os primeiros protótipos estão rodando nesses mesmos países para testes.

Segundo Philippe Chazal, Tesoureiro da União Europeia de Cegos: “Com milhares de audiolivros e programas de computador disponíveis, cada vez menos crianças estão aprendendo a ler em Braille. Isso é particularmente crítico quando entendemos que as pessoas que usam o Braille com mais frequência são mais independentes, possuem um nível mais alto de educação e melhores oportunidades no mercado de trabalho”, explica. A ideia é que o LEGO Braille Bricks ajude a impulsionar o interesse em aprender o Braille.

O LEGO Braille Bricks será moldado com a mesma quantidade de pontos em relevo usados nas letras e números do alfabeto Braille, permanecendo totalmente compatível com o sistema LEGO.

Para garantir que a ferramenta seja inclusiva e permita que os professores, alunos e membros da família sem a deficiência também interajam, cada peça também terá uma letra ou um caractere impresso. Essa combinação traz uma abordagem totalmente nova e divertida para que crianças cegas e deficientes visuais se interessem em aprender Braille, permitindo que desenvolvam uma ampla gama de habilidades necessárias para prosperar e ter sucesso em um mundo dinâmico.

Diretor de Arte Sênior da LEGO, Morten Bonde, que sofre de um distúrbio genético nos olhos que está tornando-o gradualmente cego, trabalhou como consultor interno no projeto: “Fico emocionado ao ver o impacto que este produto tem no desenvolvimento da confiança acadêmica e na curiosidade de crianças cegas e deficientes visuais em seu período de alfabetização”, conta.

O produto está sendo testado em dinamarquês, norueguês, inglês e português, enquanto o alemão, espanhol e francês serão avaliados no terceiro trimestre de 2019.

A versão final do kit deverá ser lançada em 2020 e distribuída gratuitamente para instituições selecionadas por meio de parceiros participantes nos mercados onde os testes estão sendo realizados. Serão aproximadamente 250 peças cobrindo o alfabeto completo, números de 0 a 9, símbolos matemáticos selecionados e inspiração para o ensino e jogos interativos.

Fonte: B9




Loading