Saúde

Lente de contato com corante elimina daltonismo

Compartilhe Boas Notícias

Pesquisadores da Universidade de Birmingham (Reino Unido) desenvolveram uma lente de contato que promete ajudar pessoas com daltonismo sem quebrar sua conta bancária.

O daltonismo, ou deficiência da visão de cores, é um distúrbio ocular genético hereditário que faz com que as pessoas tenham dificuldade em distinguir certas cores. O problema ocorre em graus variados, desde a mais comum confusão entre vermelho e verde até a incapacidade total de visualização de cores.

A visão de cores normal é tricromática, ou seja, qualquer cor pode ser criada combinando as cores azul, vermelho e verde, que são percebidas por um grupo de cones na parte de trás do olho. Esses cones são divididos em três grupos, responsáveis pelos comprimentos de onda curtos (azul), médios (verde) e longos (vermelho). Na visão normal, todos os três estão presentes. Quando algum desses cones está em menor número, o cérebro recebe informações incorretas, levando a uma capacidade limitada de identificar certas cores.

Embora não exista cura para esse distúrbio, vários métodos têm sido propostos para aumentar a percepção das cores. No entanto, os produtos atuais no mercado, como os óculos de filtragem de cor, são caros, volumosos e incompatíveis com outros óculos corretores de visão.

Lente de contato para daltonismo

Abdel-Rahman Badawy e seus colegas construíram agora uma versão mais barata de correção para o daltonismo: Uma lente de contato comercial tingida com um corante derivado da rodamina.

Esse derivado particular de rodamina foi escolhido por sua capacidade de absorver certos comprimentos de onda da luz. Os pesquisadores descobriram que o corante bloqueia a banda que fica entre os comprimentos de onda vermelho e verde, que é percebido por dois conjuntos de cones ópticos correspondentes simultaneamente.

A remoção desta banda pela lente tingida inibe o disparo simultâneo dos cones designados para bandas de comprimento de onda verde e vermelho, permitindo uma melhor diferenciação entre as cores vermelha e verde.

“Estamos agora tentando usar um processo semelhante para corrigir o daltonismo roxo-azul, e também para reunir uma série de corantes para fazer as lentes funcionarem para daltonismo vermelho-verde e roxo-azul simultaneamente. Estamos prestes a começar os testes clínicos em humanos,” disse o professor Haider Butt, orientador do trabalho.

Fonte: Diário da Saúde

Recent Posts

Dicas de livros para dar de presente neste Natal

%%excerpt%% Os presentes de Natal geralmente são escolhidos com muito carinho e atenção, afinal, quem…

4 meses ago

Dicas refrescantes: mantenha seus pets felizes no calor!

Dicas refrescantes: mantenha seus pets felizes no calor! Queridos leitores, o verão está chegando e…

5 meses ago

Férias escolares animadas: Dicas para menos telas e mais brincadeiras!

Vamos soltar a imaginação! Férias escolares repletas de diversão e aventuras. Descubra como deixar as…

5 meses ago

Principais Festas Típicas de SC em Outubro: Conheça Quais São!

Outubro é um mês repleto de festividades e celebrações em todo o Brasil, e Santa…

10 meses ago

Fibra de cânhamo: material pode revolucionar a construção civil

Quase 40% das emissões de gases de efeito estufa relacionadas à energia provêm da construção…

1 ano ago

Bike elétrica é projetada para transportar até 8 crianças

Enquanto companhias tentam desenvolver carros autônomos e seguros que dispensam o motorista, a empresa holandesa…

1 ano ago