• ter. abr 23rd, 2024

Lente de contato robótica permite que usuários façam zoom piscando os olhos

jul 31, 2019
Compartilhe Boas Notícias

Pesquisadores acreditam que sistema poderá ser usado em próteses visuais

Cientistas criaram uma lente robótica que é controlada por pequenos movimentos oculares, incluindo o duplo piscar para aumentar ou diminuir o zoom.

Muitos materiais de robótica são controlados manualmente ou pré-programados, mas as lentes imitam os sinais elétricos naturais do globo ocular humano que estão ativos quando os olhos estão fechados. Esta carga natural é aproveitada para controlar a lente.

Responsáveis pela tecnologia, pesquisadores da Universidade da Califórnia em San Diego mediram o potencial elétrico de olho — chamado de “sinal eletro-oculográfico” — e então fizeram lentes que responderiam a esta atividade.

— Mesmo que seu olho não consiga ver nada, muitas pessoas ainda podem mover o globo ocular e gerar este sinal eletro-oculográfico — explica Shengqiang Cai, que coordenou a pesquisa, em entrevista ao site “New Scientist”.

A lente é feita de polímeros que se expandem quando a corrente elétrica é aplicada. É controlada usando cinco eletrodos ao redor do olho que agem como músculos. Quando o polímero se torna mais convexo, a lente aumenta o zoom.

Os cientistas esperam que a lente robótica possa ajudar a criar um olho protético ou uma câmera que seja controlada apenas com os olhos.

“O sistema desenvolvido no presente estudo tem o potencial de ser usado em próteses visuais, óculos ajustáveis e robótica operada remotamente no futuro”, escreveram pesquisadores no artigo publicado na “Advanced Functional Materials”.

Fonte: O Globo

Loading