• 19 de agosto de 2022 14:54
Compartilhe Boas Notícias

Você quer aprender Libras: Língua Brasileira de Sinais?

Você já pensou em aprender Libras? Ou já entrou em um curso e tempos depois esqueceu os sinais?

Essa é a queixa de muitas pessoas, mas vou te ajudar a mudar isso.

Libras é uma língua reconhecida no Brasil. Embora poucas pessoas a conheçam, ela tem um grande papel no nosso país, quanto mais pessoas conseguirem se comunicar por meio dela, maior será o impacto social positivo em todo o Brasil.

Isso porque mesmo que as pessoas com surdez usem um aparelho auditivo, ainda assim ela poderá vir a ter problemas com a oralidade, ou leitura labial, e a língua de sinais é o idioma utilizado para se comunicar.

Muitas vezes, as pessoas com surdez ficam isoladas e com baixo acesso à informação devido a poucas pessoas saberem a Libras. Família, amigos e a sociedade como um todo devem ser estimuladas para que a vida da pessoa com surdez seja melhor e mais produtiva.

Aprender Libras não é importante só para as pessoas que têm familiares com surdez, mas para toda a população.

Você já parou para pensar qual a chance de você encontrar um espanhol na rua e de encontrar uma pessoa com surdez?

Encontrar uma pessoa com surdez tem muito mais chance, não é mesmo?

É importante informar que cada país possui a sua própria língua de sinais e, por isso, Libras não é considerada uma língua universal. A seguir vamos conhecer mais a fundo sobre a Libras e dar algumas dicas de como você pode aprender.

A Língua de sinais nasceu na Europa na Idade Média, e foi se espalhando para todo o mundo com a interferência da cultura de cada país.

A Libras nasceu com grande influência da Língua de sinais francesa que começou a ser ensinado no Brasil no reinado de D. Pedro II.

Os movimentos feitos nessa língua são específicos e cada um deles pode fazer diferença na hora de compreender a comunicação. A esses movimentos da Libras damos o nome de sinais.

Como toda língua, deve ser padronizada e isso acontece de acordo com alguns parâmetros que facilitam a comunicação e a compreensão. Os parâmetros da Libras são:

  • movimento,
  • ponto de articulação: localização que será feito o sinal,
  •  configuração da mão: posição da mão durante o sinal,
  • expressão facial e corporal
  • orientação.

Interprete de LIBRAS e sua descobertas

Assim como temos os sotaques de cada região, a Libras pode ter variações em cada região.

Dicas essenciais

Acompanhe as dicas e aprenda Libras da melhor maneira:

1. Memorize os sinais

É importante que os sinais sejam memorizados para que não haja erros durante a comunicação, pois esse é um aspeto absolutamente essencial para que uma mensagem seja transmitida. E quanto mais sinais forem memorizados, maior será a fluidez de uma conversa.

Comece aprendendo os sinais mais simples, aqueles que usamos diariamente em uma conversa, e vá avançando aos poucos, sempre retornando aos básicos para que haja uma boa memorização.

Uma das melhores dicas para aprender a língua e ajudar a guardar bem os significados das expressões é a de praticar e repeti-los muitas vezes.

Existe uma forma de escrita de sinais que pode auxiliar nesse processo, chamada sign writ

2. Cuidado com a configuração das mãos

Configuração de mão é a forma como ela fica posicionada para realizar o sinal. Para não se perder na configuração das mãos, uma das dicas mais funcionais para aprender rapidamente é a de observar quem já entende do assunto.

O mais importante nessa etapa é realizar a configuração das mãos corretamente desde o início, pois assim ficará mais fácil para se lembrar delas depois. Assim, mesmo que leve mais tempo, procure fazer o mais certo possível!

Se tiver dúvidas, pergunte e não deixe de praticar..

É preciso ficar atento para não errar nos sinais, pois alguns deles são muitas vezes parecidos. Um professor poderá te ensinar as melhores dicas para aprender Libras e ajudá-lo no processo, corrigindo os possíveis erros.

3. Use músicas

Usar músicas e associá-las aos sinais é uma das dicas para aprender Libras, já que auxilia muito na hora de memorizar os códigos. Sempre escolha uma música que seja de sua preferência para que possa repeti-la várias vezes, reforçando a memorização e a configuração das mãos.

Tal processo de aprendizado é muito usado nas escolas, pois assim como em outros idiomas, a melhor maneira de aprender uma nova língua é por meio da aplicação do aprendizado em situações conhecidas.

Assim, sempre que ouvir a música estudada você irá se lembrar dos sinais, o que deixará tudo mais prático. E quando você for capaz de realizar a música completa, passe para outra e aumente ainda mais o seu conhecimento.

Essa é uma ótima estratégia para ampliar o vocabulário, mas tome cuidado com o português sinalizado. Ao interpretar uma música precisamos respeitar a estrutura da Libras.

4. Estipule metas

Estipular metas para aprender Libras é fundamental para que você possa se comprometer e se motivar com o processo de aprendizagem. Comece a semana aprendendo uma quantidade específica de vocabulário e aumente gradativamente. Sempre faça essa progressão em dias pré-determinados, pois isso lhe dará disciplina e foco.

5. Traduza conversas

Uma forma efetiva de aprender uma nova língua é fazendo tradução de conversas.

Essa é uma ótima forma de memorizar os sinais, pois você irá aprender na prática como eles se aplicam.

Se for possível, estabeleça conversas com alguém que entenda mais do assunto, anotando os erros e acertos para aprimorá-los.

6. Faça cursos

No Brasil, existem várias instituições e diversos cursos gratuitos que passam não só dicas para aprender Libras, como também ensinam todo o processo de construção da linguagem.

Para além de cursos presenciais, existem também os online que podem ser realizados de qualquer lugar com acesso à internet. E como a web é vasta, há muitos gratuitos.

Por exemplo, Hand Talk, que é um tradutor virtual de Libras, ou ainda vídeos no youtube, existem milhares de canais dedicados a ensinar Libras.

Muitas pessoas me relataram que iniciaram o curso de Libras, mas encontraram dificuldade ou acabaram esquecendo os sinais. Com essas dicas você conseguirá aprender com mais facilidade e memorizar os sinais.

Vamos tornar esse mundo mais acessível a todos. A comunicação pode ser uma grande barreira para muitos, uma lacuna.

Ao aprender Libras você diminui um pouco essa grande lacuna que há entre o universo ouvinte e das pessoas com surdez.

Por Caroline Nunes

Capa: Portal cidade

Fonte

Leia mais notícias sobre Crianças clicando aqui

 273 Total Visualizações,  2 Visualizações Hoje