• ter. mar 12th, 2024

Madeira transparente: o material que vai revolucionar a construção!

jun 4, 2020
Compartilhe Boas Notícias

Já parou para pensar nas inúmeras formas de dar utilidade à madeira? Ao olhar-mos à nossa volta, é praticamente impossível encontrar algum tipo de construção que não use madeira. No entanto, a construção civil acabou de ganhar mais um material incrível que pretende revolucionar o mercado da construção: a madeira transparente.

Desenvolvida por um grupo de pesquisadores suecos do KTH Royal Institute of Technology de Estocolmo, a madeira transparente é opticamente transparente, devido a um processo químico de remoção da lignina, um componente da parede celular da madeira, cuja função é a de proporcionar rigidez, impermeabilidade e resistência. Quando a lignina é removida, o resultado é um material branco. A superfície porosa branca é então revestida com um polímero transparente com propriedades óticas”, explica Lars Berglund, chefe do Centro Wallenberg de Ciências da Madeira no KTH. Este processo irá então proporcionar um efeito translúcido ao material.

A madeira transparente é bastante versátil, uma vez que, pode ser usada em aplicações de madeira convencional e também em painéis solares, telhas e janelas, pois permite a passagem de luz, mantendo no entanto, a privacidade do ambiente. Lars Berglund, afirma ainda que, “a madeira transparente é um excelente material para substituir o vidro na construção de painéis solares, uma vez que ela é produzida a partir de um recurso barato, abundante e renovável”.

Estima -se que até será possível transformar as próprias janelas e paredes de casas e edifícios em painéis solares, o que deverá diminuir a conta de energia nas residências em até 40% pelo uso de energia solar e pela capacidade térmica da madeira, que reduz o uso de ar condicionado e aquecedores.

A equipa de cientistas suecos, fabricaram este material a partir da madeira do pinheiro, no entanto, no futuro, pretendem aplicar esta técnica noutros tipos de madeira, uma vez que qualquer tipo de madeira pode ser utilizada para este efeito.

Embora a madeira transparente já tenha sido desenvolvida anteriormente para o estudo da anatomia da madeira, é a primeira vez que se viabiliza a sua produção comercial. É esperar para ver!

Este texto foi escrito pela equipa do Blog Eat Innovation, um site sobre projetos inovadores da área alimentar.

Fontes: BBC, Quem Inova, Science Daily, KTH Royal Institute of Technology

Fonte: https://noctulachannel.com/madeira-transparente-material-vai-revolucionar-construcao/

Você curte nosso conteúdo, considere a possibilidade de nos ajudar a manter o nosso trabalho diário no ar e continuar levando boas notícias a todos, através do https://mla.bs/d8cdcb20 😊

#jornaldeboasnoticias #boasnoticias #noticiaboa #goodnews #boasacoes #esperança #bonsexemplos #fazerobem #boanoticia #noticiapositiva

Loading