Maior estufa em telhado do mundo fica em Montreal

Compartilhe Boas Notícias

Uma estufa localizada no telhado de um centro de distribuição em Montreal se tornou a maior construção do tipo do mundo. Com uma área de 3 campos de futebol, a estufa pode produzir alimentos para 2% da população da cidade, mesmo no inverno.

Foto: Lufa Farms | CC License

Uma estufa localizada no telhado de um centro de distribuição em Montreal se tornou a maior construção do tipo do mundo. Com uma área de 3 campos de futebol, a estufa pode produzir alimentos para 2% da população da cidade, mesmo no inverno.

Foto: Lufa Farms

Os tetos verdes têm se tornado cada vez mais populares em cidades do mundo inteiro, graças às suas inúmeras vantagens. O aproveitamento destes espaços para jardinagem e plantio é uma maneira de incentivar a produção local de alimentos, ajuda a combater ilhas de calor nos centros urbanos, auxilia na absorção de água da chuva e evita inundações e garante conforto térmico no interior das construções, evitando o uso do ar condicionado e ajudando na economia de energia elétrica.

Foto: Lufa Farms

A empresa Lufa Farms, responsável pela estufa de Montreal, começou o seu trabalho em 2009 e já tem 4 espaços similares de hortas em telhados. A última estufa foi construída exatamente sobre o seu centro de distribuição e ocupa uma área de 15 mil metros quadrados, equivalente a 3 campos de futebol, e produz uma variedade de 100 tipos diferentes de frutas e vegetais cultivados com método  hidropônico.

Foto: Lufa Farms

Fazendas hidropônicas

As hortas hidropônicas tem uma aparência moderna, onde as raízes crescem livremente em canos que são abastecidos com toda a água e nutrientes necessários para o crescimento saudável das plantas, sem que a necessidade de terra.

Foto: Lufa Farms

A Lufa Farms tem como um de seus objetivos produzir alimentos na região onde os consumidores vivem, eliminando desta forma o transporte de produtos e os custos e emissão de CO2 provenientes desta etapa. O cultivo é realizado de forma sustentável e o modelo adotado pela empresa pode servir de exemplo para iniciativas públicas ou privadas em outras cidades do mundo.

Foto: Lufa Farms

“Hoje temos a possibilidade de alimentar 2% da população de Montreal com a produção das nossas estufas e dos nossos parceiros”, conta Thibault Sorret, porta-voz da Lufa Farms.  

“A vantagem das estufas no teto é que estes locais recebem muita energia e luz do sol ao longo do dia. Com isso Podemos economizer energia elétrica usada para a calefação, mesmo em locais em que o inverno é bem rigoroso”, explica Sorret.

No lugar de agrotóxicos e pesticidas, a empresa adotou o controle biológico para manter a cultivo livre de pragas. Joaninhas, vespas e algumas espécies de abelhas estão presentes nas estufas, garantindo a polinização e sendo predadores naturais de espécies que poderiam prejudicar as plantas.

Este modelo sustentável de produção e distribuição de alimentos está se mostrando um negócio rentável. A Lufa Farms emprega hoje 500 pessoas e vende cestas com seus produtos para 20 mil famílias toda a semana. O centro de distribuição fica no mesmo local da área de produção, eliminando a necessidade de logística de transporte. O espaço ainda recebe parceiros que fabricam outros produtos como pastas artesanais.

A economia também inclui o uso de água, que é captada por um Sistema de coleta de água da chuva. A ideia da empresa é ampliar sua atuação e ajudar na implantação deste modelo em outras cidades dos Estados Unidos e Canadá.

Fonte: https://ciclovivo.com.br/planeta/desenvolvimento/maior-estufa-em-telhado-do-mundo-fica-em-montreal/

Se curte nosso conteúdo, considere nos ajudar a manter o nosso trabalho diário no ar e continuar levando boas notícias a todos, através do https://mla.bs/d8cdcb20 😊

#jornaldeboasnoticias #boasnoticias #noticiaboa #goodnews #boasacoes #esperança #bonsexemplos #fazerobem #boanoticia #noticiapositiva

Se você quer receber atualizações sobre este tema ou outros de nossa página, inscreva-se abaixo:
Receba boas notícias em seu Email


Translate »