• ter. abr 23rd, 2024

Maior estufa em telhado do mundo fica em Montreal

set 16, 2020
Compartilhe Boas Notícias

Uma estufa localizada no telhado de um centro de distribuição em Montreal se tornou a maior construção do tipo do mundo. Com uma área de 3 campos de futebol, a estufa pode produzir alimentos para 2% da população da cidade, mesmo no inverno.

Foto: Lufa Farms | CC License

Uma estufa localizada no telhado de um centro de distribuição em Montreal se tornou a maior construção do tipo do mundo. Com uma área de 3 campos de futebol, a estufa pode produzir alimentos para 2% da população da cidade, mesmo no inverno.

Foto: Lufa Farms

Os tetos verdes têm se tornado cada vez mais populares em cidades do mundo inteiro, graças às suas inúmeras vantagens. O aproveitamento destes espaços para jardinagem e plantio é uma maneira de incentivar a produção local de alimentos, ajuda a combater ilhas de calor nos centros urbanos, auxilia na absorção de água da chuva e evita inundações e garante conforto térmico no interior das construções, evitando o uso do ar condicionado e ajudando na economia de energia elétrica.

Foto: Lufa Farms

A empresa Lufa Farms, responsável pela estufa de Montreal, começou o seu trabalho em 2009 e já tem 4 espaços similares de hortas em telhados. A última estufa foi construída exatamente sobre o seu centro de distribuição e ocupa uma área de 15 mil metros quadrados, equivalente a 3 campos de futebol, e produz uma variedade de 100 tipos diferentes de frutas e vegetais cultivados com método  hidropônico.

Foto: Lufa Farms

estufa-teto-2-1024x683-3594176Fazendas hidropônicas

As hortas hidropônicas tem uma aparência moderna, onde as raízes crescem livremente em canos que são abastecidos com toda a água e nutrientes necessários para o crescimento saudável das plantas, sem que a necessidade de terra.

Foto: Lufa Farms

A Lufa Farms tem como um de seus objetivos produzir alimentos na região onde os consumidores vivem, eliminando desta forma o transporte de produtos e os custos e emissão de CO2 provenientes desta etapa. O cultivo é realizado de forma sustentável e o modelo adotado pela empresa pode servir de exemplo para iniciativas públicas ou privadas em outras cidades do mundo.

Foto: Lufa Farms

“Hoje temos a possibilidade de alimentar 2% da população de Montreal com a produção das nossas estufas e dos nossos parceiros”, conta Thibault Sorret, porta-voz da Lufa Farms.  

“A vantagem das estufas no teto é que estes locais recebem muita energia e luz do sol ao longo do dia. Com isso Podemos economizer energia elétrica usada para a calefação, mesmo em locais em que o inverno é bem rigoroso”, explica Sorret.

estufa-teto-9-1024x682-9566451No lugar de agrotóxicos e pesticidas, a empresa adotou o controle biológico para manter a cultivo livre de pragas. Joaninhas, vespas e algumas espécies de abelhas estão presentes nas estufas, garantindo a polinização e sendo predadores naturais de espécies que poderiam prejudicar as plantas.

estufa-teto-7-7941153Este modelo sustentável de produção e distribuição de alimentos está se mostrando um negócio rentável. A Lufa Farms emprega hoje 500 pessoas e vende cestas com seus produtos para 20 mil famílias toda a semana. O centro de distribuição fica no mesmo local da área de produção, eliminando a necessidade de logística de transporte. O espaço ainda recebe parceiros que fabricam outros produtos como pastas artesanais.

A economia também inclui o uso de água, que é captada por um Sistema de coleta de água da chuva. A ideia da empresa é ampliar sua atuação e ajudar na implantação deste modelo em outras cidades dos Estados Unidos e Canadá.

Fonte: https://ciclovivo.com.br/planeta/desenvolvimento/maior-estufa-em-telhado-do-mundo-fica-em-montreal/

Se curte nosso conteúdo, considere nos ajudar a manter o nosso trabalho diário no ar e continuar levando boas notícias a todos, através do https://mla.bs/d8cdcb20 😊

#jornaldeboasnoticias #boasnoticias #noticiaboa #goodnews #boasacoes #esperança #bonsexemplos #fazerobem #boanoticia #noticiapositiva

Loading