Bom Exemplo

Malala Yousafzai se torna a Mensageira da Paz mais jovem da história da ONU

Compartilhe Boas Notícias

Vencedora do Prêmio Nobel da Paz, a jovem, atualmente com 19 anos, se tornou ativista pelos direitos das meninas depois de sobreviver a um atentado de talibãs no Paquistão.

Malala Yousafzai, a mais jovem ganhadora do Prêmio Nobel da Paz, se tornou a mais jovem Mensageira da Paz da Organização das Nações Unidas (ONU). Hoje com 19 anos, a ativista paquistanesa, que há cinco anos se dedica a incentivar a educação e os direitos das meninas, foi indicada ao cargo pelo secretário-geral da ONU, António Guterres, e parte de seu trabalho será ajudar a promover a educação de meninas de todo o mundo.

A ativista da educação paquistanesa ganhou fama quando um atirador do Taliban a baleou na cabeça em seu ônibus escolar em 2012 para puni-la por incentivar garotas a irem à escola, um desafio à proibição à educação feminina imposta pelo grupo islâmico.

Desde então Malala continuou a fazer campanha em nível mundial, e em 2014 se transformou na pessoa mais jovem contemplada com o Nobel da Paz.

Mudança e futuro

Segundo a ONU, em seu discurso, Malala enfatizou a importância de começar hoje a construir um futuro melhor para as mulheres. “(A mudança) começa conosco e deve começar agora. Se você quer ter um futuro brilhante, você precisa começar a trabalhar agora e não esperar por ninguém mais”, afirmou ela.

“Mesmo diante de grande perigo, Malala Yousafzai mostrou um comprometimento inabalável com os direitos das mulheres, meninas e de todas as pessoas”, disse Guterres em um comunicado divulgado na ultima semana.

“Seu ativismo corajoso pela educação de meninas já energizou muitas pessoas ao redor do mundo. Agora, como nossa mais jovem Mensageira da Paz, Malala pode fazer ainda mais para criar um mundo mais justo e pacífico.”

Malala, que recebeu tratamento médico no Reino Unido, onde estuda desde então, também criou o Fundo Malala para apoiar projetos de educação para garotas em países em desenvolvimento.

Palestrante frequente na arena global, Malala visitou campos de refugiados em Ruanda e no Quênia em julho para chamar atenção para o sofrimento de meninas refugiadas do Burundi e da Somália.

Fonte: G1

Recent Posts

Dicas de livros para dar de presente neste Natal

%%excerpt%% Os presentes de Natal geralmente são escolhidos com muito carinho e atenção, afinal, quem…

4 meses ago

Dicas refrescantes: mantenha seus pets felizes no calor!

Dicas refrescantes: mantenha seus pets felizes no calor! Queridos leitores, o verão está chegando e…

4 meses ago

Férias escolares animadas: Dicas para menos telas e mais brincadeiras!

Vamos soltar a imaginação! Férias escolares repletas de diversão e aventuras. Descubra como deixar as…

4 meses ago

Principais Festas Típicas de SC em Outubro: Conheça Quais São!

Outubro é um mês repleto de festividades e celebrações em todo o Brasil, e Santa…

9 meses ago

Fibra de cânhamo: material pode revolucionar a construção civil

Quase 40% das emissões de gases de efeito estufa relacionadas à energia provêm da construção…

12 meses ago

Bike elétrica é projetada para transportar até 8 crianças

Enquanto companhias tentam desenvolver carros autônomos e seguros que dispensam o motorista, a empresa holandesa…

12 meses ago